domingo, 2 de Novembro de 2025  21:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-07-2014

Dezenas de agricultores em protesto contra o preço da batata e a baixa do custo do leite.


Produtores agrícolas da Região de Aveiro voltaram a pedir o fim das quotas leiteiras e contestam o aumento das importações e marcas ...

Produtores agrícolas da Região de Aveiro voltaram a pedir o fim das quotas leiteiras e contestam o aumento das importações e marcas brancas que consideram causas da "ruína" da produção agrícola nacional.

As palavras de ordem foram deixadas depois de uma marcha lenta com a participação de cerca de 50 empresários agrícolas dos Concelhos de Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Oliveira de Azeméis. Fizeram o percurso entre a Estação da CP e o Glicínias.

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) liderou o protesto que terminou com a entrega na Delegação da Direcção Regional de Agricultura do Centro de um Documento Reivindicativo.

A batata vendida pelos produtores a 5 cêntimos o quilograma e a recente baixa do preço do leite, em quatro cêntimos, foram factos vivamente contestados. "Compram a batata a 5 cêntimos e ela é vendida ao consumidor a 1.20 euros. É uma vergonha, assim é impossível trabalhar, é uma roubalheira inadmissível. Estamos revoltados", disse um pequeno produtor da Murtosa à Terra Nova. Um jovem agricultor de 35 anos, da Póvoa do Paço, lamentou a situação de dificuldade. "Dizem que apoiam os jovens agricultores e eu não vejo nada disso. Quando queremos fazer valer os nossos direitos a Ministra vira-nos as costas, não pode ser. A agricultura vive dias de grande dificuldade, não conseguimos subsistir com o dinheiro mísero a que pagam os nossos produtos", afiançou, perante muitas vozes de protesto, em plena via pública.

Miguel Bento, dirigente da ALDA, revelou que "20 toneladas, a este preço, dão mil euros ao produtor e só a semente da batata custa 1.500 euros", disse. "O preço correcto seria 30 cêntimos o quilo. Isso daria para suportar os custos da produção. 5 cêntimos é ridículo e aberrante. Os especuladores e as grandes superfícies é que lucram com o produto. O agricultor recebe 5 cêntimos, é uma situação insustentável".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®