domingo, 2 de Novembro de 2025  23:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-07-2014

Aveiro: CAMBADA em terceiro lugar no mundial de futebol robótico.


A equipa da Universidade de Aveiro alcançou o terceiro lugar no mundial de futebol robótico. Alcança o pódio mundial pela sétima vez ...

A equipa da Universidade de Aveiro alcançou o terceiro lugar no mundial de futebol robótico. Alcança o pódio mundial pela sétima vez consecutiva. A equipa da CAMBADA alcançou o 3º lugar no Robocup 2014, o Campeonato do Mundo de Futebol Robótico, que termina hoje na cidade brasileira de João Pessoa.

Após terem alcançado as meias-finais, os robôs futebolistas da Universidade de Aveiro (UA) foram derrotados por 2-1 frente à TechUnited da Holanda, precisamente a equipa que acabou por conquistar o título mundial ganhando a final frente aos chineses da Water Team por 3-2.

No jogo de apuramento dos terceiros e quartos lugares, realizado hoje de manhã, a selecção lusa derrotou a MRL (Irão) por 4-0. A CAMBADA repete assim a presença no pódio alcançada das últimas seis edições do Campeonato do Mundo.

Na edição deste ano, os futebolistas da UA, para além da medalha de bronze, trazem também para Portugal o primeiro lugar nos desafios científicos e a segunda posição no desafio técnico.

“Após um jogo muito intenso e bem jogado por ambas as equipas, perdemos a meia-final por 2-1. Tivemos algum azar num golo sofrido mas o jogo é assim”, aponta António Neves, um dos investigadores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA responsáveis por uma equipa que começou em 2003 a dar os primeiros pontapés na bola.

À partida para o Brasil e rumo ao RoboCup, o maior evento de robótica a nível mundial e que nesta edição reuniu 400 equipas de 45 países repartidas por 17 categorias em jogo, a CAMBADA – anacrónimo de Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture - assumia-se como candidata ao título mundial na categoria dos Rôbos Médios.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®