domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2014

Aveiro: “Adesão ao FAM não é a solução necessária para Aveiro” – PCP.


A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP assumiu hoje posição pública sobre a anunciada intenção do executivo camarário em recorrer ...

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP assumiu hoje posição pública sobre a anunciada intenção do executivo camarário em recorrer ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), bem como ao fundo de emergência associado. A concelhia não acredita que o FAM seja solução para a situação financeira.

“A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP afirma, uma vez mais, que a adesão ao FAM não é a solução necessária para Aveiro. O equilíbrio temporário das contas terá como custo inaceitável, o aumento da carga fiscal sobre a população, a destruição de diversas políticas públicas e serviços públicos e do emprego público na autarquia”.

Além de apontar dedo aos executivos municipais do PS e da coligação PSD/CDS, e aos Governos PS e PSD/CDS, o PCP diz que na origem do problema estão questões como “sobre-orçamentação, desastrosas concessões de serviços, externalização de serviços, falta de controle, etc.) bem como a ineficácia das medidas de contenção anunciadas, fossem meramente cosméticas (30 “medidas” do PS de Alberto Souto), ou conducentes a novas dificuldades (o recente Plano de Saneamento Financeiro do PSD e CDS)”.

Os responsáveis locais do PCP estão a ver no FAM “ataque “e “ingerência” no Poder Local e consideram que o acordo relativo ao FAM entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios (ANMP) “foi celebrado à revelia das conclusões do Congresso da Associação e conluiado entre o Governo e alguns círculos da direcção da ANMP, nos quais se inclui o actual Presidente da CMA, fazendo tábua rasa da opinião maioritária dos autarcas”.

Sobre as posições assumidas pelo autarca aveirense, o PCP regista a vontade assumida por Ribau Esteves de aproveitar o mecanismo. “Mas o entusiasmo de Ribau Esteves, face a este novo alegado balão de oxigénio, é tão evidente que, mesmo que não fosse obrigado, o actual presidente da câmara iria recorrer”.

Para o PCP solução é a “revogação da Lei de Finanças Locais”, a “reposição da autonomia administrativa e financeira autárquica”, a revogação da Lei dos Compromissos, o “aperfeiçoamento de instrumentos financeiros já existentes”, o “corte radical com despesa sumptuária e inútil” e a “renegociação dos contratos e protocolos existentes que lesem a autarquia e a população”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®