domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-09-2014

Anadia: Câmara quer circulação a 30 Km/h dentro da cidade



Designa-se “Zona 30” e foi apresentado publicamente na última terça-feira, na Câmara Municipal de Anadia.
“Zona 30” é um conjunto de artérias, localizadas dentro da cidade de Anadia – núcleo urbano – onde é recomendável aos automobilistas circular a 30 quilómetros/hora.
O projeto está inserido no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, a que a autarquia se associou e que de 16 a 22 de setembro, faz com que Anadia seja palco de um programa repleto de atividades promotoras da mobilidade sustentável.
A ideia, explicou o vice-presidente da autarquia, Jorge Sampaio, tem por base “a mobilidade segura”, sobretudo na artéria junto ao pavilhão antigo da cidade, mas também em todas as vias de acesso à Praça do Município e Jardim Visconde Seabra.
“Queremos que as pessoas possam andar a pé ou de bicicleta, sem estarem preocupadas com a velocidade excessiva dos carros. Serão os automobilistas a preocuparem-se e a estar atentos”, sublinhou Jorge Sampaio, dando conta de que, até ao dia 22 de setembro, dia em que se celebra o Dia Europeu Sem Carros, o concelho será palco de diversas iniciativas, que vão das alterações do trânsito motorizado à realização de caminhadas, passando pela apresentação de projetos relacionados com a promoção do uso da bicicleta, sensibilizando a população para estes meios de deslocação alternativos.
Assim, estas zonas urbanas com limite aconselhado de velocidade de 30Km/h e restrição de tráfego de pesados nalgumas ruas urbanas visa uma maior segurança dos transeuntes. E se este foi “o pontapé de saída” de um projeto mais alargado que a autarquia deseja implementar no concelho, nesta apresentação ficou a certeza do alargamento do leque de opções de deslocação, em detrimento do automóvel particular, que será dado a conhecer o projeto de bicicletas públicas de Anadia, complementado por novos espaços de parqueamento de bicicletas. Este projeto será apresentado hoje, quinta-feira, na Praça da Juventude.
Leia mais na versão digital do seu JB.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®