domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-10-2014

José António Salcedo deu aula na Universidade de Aveiro. 'Temos Universidades a mais'.


Confiança nos empresários e nos jovens empreendedores mas "à espera de uma verdadeira reforma do Estado que deixe de centralizar as ...

Confiança nos empresários e nos jovens empreendedores mas "à espera de uma verdadeira reforma do Estado que deixe de centralizar as decisões".

José António Salcedo, fundador e CEO de várias empresas, esteve hoje de manhã em Aveiro para falar aos alunos do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Apelou ao que diz ser o sentido de responsabilidade e notou que o país está a trabalhar para sair da crise. "As reformas estruturais em Portugal são limitadas, em particular as que dizem respeito ao Estado. As empresas evoluíram e adaptaram-se com muito mais rapidez e eficácia às novas realidades. Há um longo caminho a percorrer. O Estado que temos é um grande entrave ao desenvolvimento deste país", disse à Terra Nova.

"Estou confiante relativamente ao futuro. Em Portugal a crise aguçou o engenho. Há novos empreendedores, algumas empresas tem sucesso aqui e lá fora e as Universidades estimulam a riqueza. Tudo isto é fantástico", sublinhou, denotando confiança no futuro.

Formado em engenharia na Universidade do Porto, José Salcedo é doutorado em engenharia electrónica pela Universidade de Stanford.

Deixou a via académica para se dedicar ao mundo das empresas. Na visita à Universidade de Aveiro sugeriu um modelo, no sector da educação, de maior autonomia nas escolas. "O modelo centralizado no Governo, em todas as áreas, em Portugal, está condenado ao fracasso. É ineficaz e injusto. O modelo deveria ser de responsabilização das escolas e entidades locais, para assumirem o controlo da situação", disse, adiantando que "o dono do dinheiro teria de impor regras mas, a partir daí, as escolas e entidades deveriam ter mais autonomia e autoridade para, por exemplo, escolher os seus professores e alunos".

O antigo Catedrático da Universidade do Porto fundou a ATLA Lasers (Trondheim, Noruega).

Tem uma visão do que deve ser a realidade nas Universidades e no mundo dos negócios. Defende a reformulação do quadro de Universidades em Portugal. "Há Universidades a mais em Portugal", referiu. "Um país desta dimensão não consegue suportar tanta Universidade. Seria precisa coragem para criar um novo modelo. O fecho de algumas é essencial", vincou José António Salcedo esta manhã em Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®