domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2014

Peixes morrem num lago da Universidade



No pequeno “lago” junto à casa em ruínas, na área do Campus da Universidade de Aveiro (UA), na margem mais próxima da Rua da Pega, encontram-se peixes mortos em adiantado estado de decomposição. Serão tainhas mortas que exalam um odor que se espalha pelas imediações da rua, junto às antigas marinhas de sal, e atraem insectos que se concentram ao pé da água do lago.

Segundo o director do Departamento de Biologia da UA, Amadeu Soares, a situação encontra-se sob acompanhamento dos Serviços Técnicos da UA. Sobre as razões para o que aconteceu, o director aponta para “temperaturas acima do normal” nos últimos dias, que “poderão ter levado ao desenvolvimento anormal, por crescimento exponencial, de algas azuis - cianobactérias, que podem ser tóxicas.

Portanto, os peixes podem ter morrido devido a essa toxicidade”. Mas pode haver outra razão. “Mesmo que as populações de algas que se desenvolveram não sejam tóxicas, a certa altura essa população morre, o que leva a uma presença de matéria orgânica em excesso, que, por sua vez, provoca carências de oxigénio na água e os peixes morrem por falta de oxigénio”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®