domingo, 2 de Novembro de 2025  16:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-11-2014

Autarquia aprova taxa de 0.4 de IMI em transição para o máximo.


A Câmara de Aveiro aprovou, ontem, os valores das taxas e impostos que serão cobrados em 2015 confirmando-se que a subida do IMI terá ...

A Câmara de Aveiro aprovou, ontem, os valores das taxas e impostos que serão cobrados em 2015 confirmando-se que a subida do IMI terá um valor intermédio de 0,4% antes de atingir o valor máximo no próximo ano (0,5%).

O Executivo fixou as taxas de 0,8% e 0,4% para as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), para prédios rústicos e prédios urbanos respetivamente, numa votação em que o PS optou pelo voto contra.

A medida decorre da adesão ao Fundo de Apoio Municipal e da preparação do Plano de Ajustamento Municipal que contemplam “medidas de maximização de receita própria, sendo que uma delas é a obrigatoriedade de aumentar a taxa de IMI para o valor máximo de 0,5%”.

Considerando que a fixação da taxa máxima de IMI implica um aumento superior a 50% da taxa em vigor no momento de apresentação do PAM que atualmente é de 0,3%, o cumprimento desta medida será implementado em dois anos.

O PS criticou a medida pelo impacto na vida dos cidadãos e Ribau Esteves explica que uma equipa de trabalho “já deu início ao processo de revisão dos coeficientes de localização do IMI, visando a sua racionalização”.

Na mesma comunicação diz que “a CMA nunca desenvolveu junto do Ministério das Finanças diligências para a revisão ordinária ou extraordinária dos coeficientes de localização do IMI”.

Quanto à participação variável no IRS para 2015, a autarquia diz que não abdica de qualquer valor dos 5 % do IRS que angaria e na derrama, com os votos favoráveis do PS, a taxa mantém-se em 1,5%.

O Executivo Municipal deliberou fixar a Taxa Municipal de Direitos de Passagem para cobrança no ano de 2015 no valor de 0,25% mantendo o valor de 2014.

“No decurso do ano de 2014 deu-se início, no âmbito da Reforma da Política Fiscal do Município, à recolha e análise sobre as incidências e aplicação da TMDP nas suas diferentes componentes no Município de Aveiro, concluindo-se que a TMDP do Município de Aveiro não está a ser cobrada por todos os operadores de telecomunicações, tendo contudo sido registada uma receita total, desde que a CMA cobra esta taxa, de 2005 a 2013, um total de 190 mil euros”.

Na mesma reunião foi confirmada a extinção da Taxa Municipal de Proteção Civil e a revogação do Regulamento da Taxa Municipal de Proteção Civil de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®