domingo, 2 de Novembro de 2025  20:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-11-2014

Projeto “VivaCidade” vai intervir em área degradada entre a Rua de S. Sebastião e a Rua Infante D. Henrique.


O Executivo Municipal de Aveiro aprovou o projeto de intervenção urbana para o primeiro espaço escolhido, no âmbito do projeto ...

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou o projeto de intervenção urbana para o primeiro espaço escolhido, no âmbito do projeto “VivaCidade”, situado num miolo urbano degradado localizado entre a Rua de S. Sebastião e a Rua Infante D. Henrique.

No decorrer do projeto, mais de três dezenas de cidadãos, moradores na zona envolvente ao vazio urbano, estudantes e outros cidadãos, participaram em reuniões abertas para apresentar ideias, discutir e desenhar propostas para qualificar o vazio urbano definido.

“VivaCidade” é um projeto participado por uma equipa constituída pela Câmara Municipal de Aveiro, pela Plataforma Universitária para a Inovação Social e pela SETEPÉS e tem por objetivo possibilitar a intervenção – melhorar e qualificar – de espaços vazios na cidade, nomeadamente, espaços que estão abandonados e que podem ser úteis para a comunidade. A intenção é torná-los em lugares cómodos, acessíveis e agradáveis.

O projeto “VivaCidade”, um dos 10 selecionados entre 127 (ao nível europeu), pretende envolver a comunidade, num processo de participação pública, na transformação de três espaços expectantes através de intervenções criativas.

Com este projeto ambiciona-se que a comunidade tenha uma participação ativa e positiva para as questões urbanas, nomeadamente, apoiar e impulsionar novos grupos e dinâmicas na comunidade que possam promover essa participação. Existe ainda a vontade de aproximar a população local e os estudantes, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e competências.

“Actors of urban change” pressupõe o desenvolvimento de um projeto cultural que promova o desenvolvimento urbano participado e sustentável, reforçando as competências de colaboração entre parceiros de sectores diferentes.

O programa não se foca nos processos formais de planeamento urbano, mas nas metodologias necessárias para reforçar os laços da comunidade e permitir o desenvolvimento urbano local sustentável.

A Fundação Robert Bosch, em cooperação com a MitOst, através do seu Programa Actors of Urban Change, promovem e financiam este projeto tem a duração prevista de 18 meses, com final em maio de 2015.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®