domingo, 2 de Novembro de 2025  21:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-11-2014

'Os produtos do sector agro-alimentar estão para Portugal como a joalharia está para a Suíça' - Paulo Gomes.


Os produtos do sector agro-alimentar "estão para Portugal como a joalharia está para a Suíça". O responsável de comunicação da ...

Os produtos do sector agro-alimentar "estão para Portugal como a joalharia está para a Suíça". O responsável de comunicação da empresa que promoveu o seminário “Gerir o Risco na Internacionalização – Foco no Produto Alimentar” retoma o discurso da Ministra da Agricultura para dizer que Portugal é rico em produtos, lembrando o slogan da exportação dos pastéis de nata do antigo Ministro da Economia Álvaro Santos Pereira.

Ouvido à margem do seminário de Ílhavo, Paulo Cruz Gomes diz que o Governante estava a indicar o caminho certo. "A certificação funciona como um passaporte para a exportação", disse na Terra Nova. Mas, nem tudo corre na perfeição. "Quando a especificação de um produto não é levada ao pormenor, quando chega ao destino, o importador levanta problemas dizendo que não era aquele produto que tinha comprado. Numa exportação para os EUA, onde a regulamentação é muito especifica, pode haver problemas com a retenção da mercadoria", são problemas que tem de ser combatidos. Não se trata apenas de certificação regular de produtos.

"O sector agro-alimentar está a crescer imenso em Portugal. Há uma forte tendência para a exportação. Em particular no sector agrícola, temos produtos de excelência, destinados ao consumo interno e externo", salientou.

Dinamizado pela SGS Portugal com o Apoio da Câmara de Ílhavo, o seminário acabou dirigido aos produtores primários, industriais, comerciantes e traders de produtos alimentares.

Num Concelho que tem o bacalhau como imagem de marca, o Presidente da Câmara admitiu que as empresas estão hoje mais apostadas em 'agarrar' os processos de internacionalização.

"O mercado interno consumia quase toda a produção de bacalhau. As empresas adquiriam outra dimensão e viraram-se para o mercado externo. O bacalhau é um produto que é transformado à maneira portuguesa e depois, é vendido lá fora, com muita aceitação", disse.

"É importante para todos que saibamos viver no 'mundo-global'. Temos de estar preparados para agir num mercado comercial completamente aberto. Temos de ser especialistas e empreendedores. A qualidade do produto deve, também, impor-se no mercado, naturalmente".

Os seminários têm como objectivo que é "partilhar informação relevante para os agentes económicos que pretendam exportar produtos alimentares, de forma a reduzir os riscos associados à internacionalização".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®