domingo, 2 de Novembro de 2025  21:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-11-2014

Núcleo de Combatentes honrou os que tombaram pela Pátria na I Guerra Mundial



Poucos foram os que se deslocaram ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra, no centro da cidade de Oliveira do Bairro, para assistir à cerimónia evocativa do Centenário da Primeira Guerra Mundial.
Organizada localmente pelo Núcleo de Combatentes de Oliveira do Bairro, a cerimónia decorreu naquele mesmo momento, por todo o país. Naquela cinzenta manhã de sábado, dia 8 de novembro, foram pois lembrados os milhares de portugueses que se dispuseram a dar a vida pela pátria, nos campos de batalha da Flandres, de Angola e de Moçambique, “sem esquecer os que pereceram no flagelo do cativeiro, num quadro de extrema miséria e completo esquecimento”. Palavras de uma mensagem, lida na ocasião, do Presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, Aníbal Cavaco Silva. Fazendo uma contextualização do conflito mundial, o Presidente da República lembrou que “o início do conflito ocorreu num período de forte instabilidade em Portugal, com uma profunda crise política e económica que levara a descurar, de forma comprometedora, a capacidade militar do país”. Realidade que “não impediu que se assumissem compromissos sem que estivessem reunidas as condições necessária à preparação e ao apoio das Forças Militares, decisão que se veio a revelar dramática para o país e para milhares de portugueses.” Da História desta guerra fica, sublinhou Cavaco Silva, “o exemplo extraordinário da coragem e do amor à pátria do soldado português”, bem como “a dura lição da incapacidade do país para assumir tão exigente compromisso, de que resultou a impreparação e o abandono dos nossos militares, com trágicas consequências e custos humanos elevados”.

 

Leia mais na versão digital do seu JB.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®