domingo, 2 de Novembro de 2025  11:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-11-2014

Ribau Esteves contra 'fundamentalismos' em Aveiro.


Poucos dias depois das queixas da ADERAV contra os planos da autarquia para o abate de árvores em áreas públicas de Aveiro, Ribau ...

Poucos dias depois das queixas da ADERAV contra os planos da autarquia para o abate de árvores em áreas públicas de Aveiro, Ribau Esteves aproveitou a abertura da 8.ª edição das Jornadas de História Local e Património Documental para apelar ao fim do que entende serem "fundamentalismos".

O autarca de Aveiro apelou ao entendimento entre a defesa de interesses particulares e o interesse geral.

Num discurso que não teve referências directas ao comunicado da ADERAV, contra o corte de árvores, Ribau Esteves deixou o apelo à compreensão. "Que, por exemplo, um achado arqueológico não seja inimigo de uma obra que se está a fazer, que a árvore do passeio não seja o inimigo do peão que o utiliza e que o valor profundo da nossa história seja um elemento de valorização do nosso presente e futuro e não seja nunca um problema", referiu. Sobre o 'achado arqueológico' na Rua do Crasto que está em obras, sublinhou que é "compatível com a obra que prosseguiu". "A atitude de se encontrar um ponto de equilíbrio entre os valores da nossa história e os valores da qualificação do território é importante para a notoriedade de Aveiro".

As jornadas de história local são subordinadas ao tema “Aveiro e a Expansão Marítima Portuguesa” e este ano tem quase centena e meia de inscritos.

Lauro Marques, em representação da Associação, disse que se trata de um número importante que "demonstra o interesse das jornadas".

O naipe de conferencistas "tem uma qualidade extraordinária", vincou, adiantando que "os participantes na acção revelam o interesse do tema. Organizadas pela Autarquia Aveirense e pela Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), as Jornadas de História Local e Património Documental são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dando créditos de formação aos professores que se inscrevam.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®