domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-11-2014

Semana Aberta da ciência na UA arranca esta segunda.


A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro arranca esta segunda-feira. A sessão de abertura decorre a partir das ...

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro arranca esta segunda-feira. A sessão de abertura decorre a partir das 14h00 com a presença do vice-Reitor da UA para a investigação, José Fernando Mendes.

A sessão vai ficar marcada pela inauguração e visita guiada à exposição “Quando os fósseis ganham vida - Exposição de Paleoarte e Fósseis”, no átrio do edifício da Reitoria, e por uma palestra sobre o mesmo tema com o paleontólogo português Octávio Mateus, das 14h30 às 15h30.

A 15ª edição da SACT, de 24 a 28 de novembro, transforma o campus da UA num gigantesco laboratório científico aberto a todos, desde crianças do pré-escolar, até pessoas aposentadas, passando pelos alunos do ensino básico e secundário. Este ano inscreveram-se 7664 pessoas em 102 atividades (e 324 sessões), organizadas por 22 unidades da UA.

As experiências, atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições decorrem nos diversos departamentos e unidades orgânicas do Campus Universitário de Santiago e do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte, em Oliveira de Azeméis, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

Ainda durante a tarde desta segunda destaca-se o “Espetáculo da Física” (14h30 e 15h30), onde se vai experimentar os princípios da Física Aplicada com jogos; “Recursos minerais: do interior da terra até à nossa casa” (14h30), onde se vai ficar a conhecer as aplicações de diversos recursos minerais em materiais do nosso quotidiano, como os telemóveis; ou “Comunicações M2M” (15h00), onde se vai perceber como se pode por os equipamentos que temos em casa a comunicar uns com os outros, de modo a tornar as casas mais inteligentes.

Os participantes inscritos na SACT vêm maioritariamente de escolas do distrito de Aveiro, mas também de distritos como Coimbra, Guarda, Porto, Setúbal ou Viseu.

Esta é a maior iniciativa de divulgação de ciência do país, integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Trata-se também de uma forma da UA assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, que se comemora esta segunda.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®