domingo, 2 de Novembro de 2025  20:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-11-2014

Semana da Ciência: “Quem sabe se daqui a 15 ou 20 anos não haverá aqui novos biólogos, paleontólogos ou ilustradores científicos”


A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro arrancou esta segunda-feira, ao inicio da tarde, com uma visita à ...

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro arrancou esta segunda-feira, ao inicio da tarde, com uma visita à exposição “Quando os fósseis ganham vida – exposição de paleoarte e fósseis”. O ilustrador Fernando Correia guiou os alunos pela mostra em tom divertido e adaptado à idade.

“A mim agrada-me este projeto edificado através do departamento de biologia. Aproxima a ciência às crianças. Não estamos a falar para entendidos e para paleontólogos. Quem sabe se daqui a 15 ou 20 anos não haverá aqui novos biólogos, paleontólogos ou ilustradores científicos?”, questionava o ilustrador premiado que teve honras de abertura com a primeira visita guiada.

No primeiro dia passaram pela UA Agrupamentos de Escola de Fornos de Algodres, Arganil, Eixo, Pampilhosa e Escola Secundária Da Gafanha da Nazaré, Colégio D. José I. A 15ª edição da SACT transforma o Campus da UA num gigantesco laboratório científico aberto a todos, desde crianças do pré-escolar, até pessoas aposentadas, passando pelos alunos do ensino básico e secundário. Este ano inscreveram-se 7664 pessoas em 102 atividades (e 324 sessões), organizadas por 22 unidades da UA.

A sessão de abertura contou com a presença do vice-Reitor da UA para a investigação, José Fernando Mendes, que realça o impacto da atividade na vida da Academia. “A divulgação da ciência faz parte da missão da universidade. Temos que divulgar o que de melhor fazemos. Atrair os jovens e ver o que se passa no mundo é muito importante. E damos a conhecer a Universidade que um dia destes pode vir a ser a casa deles”.

José Fernando Mendes que vê no atual momento uma fase de desenvolvimento científico comprovado pela manutenção nos rankings internacionais em plano de destaque nalgumas áreas. “Acho que a produção cientifica vem em crescendo. Vários indicadores podem ser usados mas os rankings dizem isso. Surgimos em destaque entre as melhores do mundo. Há áreas melhores e áreas piores e áreas questão a crescer”.

As experiências, atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições decorrem nos diversos departamentos e unidades orgânicas do Campus Universitário de Santiago e do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte, em Oliveira de Azeméis, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

Um dos alunos de Arganil mostrou-se particularmente interessado pela mostra cientifica no departamento de Física e admite que o seu futuro pode passar por esta área do conhecimento. “Em principio sim. Estou no 10º em Ciências. Gosto das experiências na área da física e química. É das coisas que me excitam e dão mais curiosidade. Ainda não escolhi o curso mas esta semana é boa para sair da sala de aulas e vir aprender algo mais prático”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®