domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-11-2014

Sessão de Abertura dos Cursos de Especialização Tecnológica 2014-2015 realizou-se hoje pela última vez na UA.


Foi a última sessão de abertura dos Cursos de Especialização Tecnológica da Universidade de Aveiro. Este tipo de formação chegou ...

Foi a última sessão de abertura dos Cursos de Especialização Tecnológica da Universidade de Aveiro. Este tipo de formação chegou ao fim "por decisão politica".

A cerimónia realizou-se esta quarta-feira, ao início da noite, na Sala de Actos Académicos da UA, que encheu com professores, alunos e familiares.

A sessão foi presidida pelo Reitor, Manuel Assunção, que sublinhou o facto do 'trajecto' ter sido iniciado com o programa Aveiro-Norte em 2002, (três cursos, quatro turmas e 83 estudantes).

"Foi um projecto pioneiro", relembrou, adiantando que "queríamos prestar serviços à sociedade, como hoje, trabalhando em rede com empresas, autarquias e escolas".

Em 2004 a iniciativa alargou-se a Águeda (ESTGA) e a Aveiro (ISCAA). Concretizaram-se 13 edições que abrangeram 27 cursos distintos e mais de 4000 estudantes. Este ano estão inscritos 532 estudantes. "São números que atestam a importância desta formação", frisou o Reitor, que, recordou que Portugal "está longe da meta europeia 2020 de qualificação dos cidadãos. Dois terços dos estudantes que terminam o 9.º ano não chegam a frequentar o ensino pós-secundário". Para Manuel Assunção trata-se de uma realidade "que tem de ser ultrapassada. O défice é grande", recordou.

Este ano matricularam-se, na primeira fase, 218 alunos nos CET da UA e foram colocados 25 na segunda fase. As matrículas da segunda fase decorrem até esta quinta-feira.

Os CET vão funcionar pela última vez este ano, "por determinação do Governo", e serão substituídos pelos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) que terão a duração de dois anos, garantindo também estágio em meio empresarial no final. Os CET são cursos pós-secundários, não superiores, com a duração de um ano e meio, que visam conferir qualificação profissional de nível 5.

A sessão de hoje incluiu a entrega de prémios aos melhores alunos da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Os prémios relativos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda serão entregues mais tarde.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®