domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-11-2014

Prémio Adriano Lucas para estudante de Letras



Maria Nobre, pseudónimo de Mariana Nobre Caeiro Maia de Oliveira, venceu a edição deste ano do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, com um trabalho sobre a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Em “Todos os Livros”, a estudante da licenciatura em Português da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra “viaja” pelas “entranhas de cinco séculos de história”, deixando perceber normas, acessos, dificuldades, de hoje e de ontem.
Ao ouvir responsáveis e conhecedores profundos dos dois espaços da BGUC, Mariana Oliveira revela a riqueza da Joanina, mas também reparos, toma o pulso ao trabalho cada vez maior de cada vez menos funcionários, e adianta soluções previstas para o aumento da capacidade física da BGUC, numa descrição que cativou o júri.
Estudante frequentadora da Biblioteca, Mariana Oliveira adianta, em declarações ao Diário de Aveiro, que sempre teve “curiosidade em perceber o dia-a-dia” do espaço. Se no ano passado pensou em concorrer ao Prémio de Jornalismo, este ano concretizou a candidatura, com o trabalho facilitado pela visita permitida “muito solicitamente” pelo director da BGUC. Recolhidos e tratados os dados, a execução propriamente dita da peça não levou muito tempo, mas o trabalho resultou também de reflexão e leituras sobre o tema.
Natural de Beja, de 22 anos, Mariana é estudante de Coimbra desde 2010. Integra o Departamento de Informação da Rádio Universidade de Coimbra, onde dirige o programa semanal A Pretexto.
Nesta edição, os cinco elementos do júri – representantes da Câmara Municipal, da Universidade, do Diário de Coimbra, e, por convite, o jornalista Jorge Castilho e a historiadora Matilde de Sousa Franco – admitiram 15 de 19 trabalhos concorrentes, seleccionando depois os três melhores. Por maioria, venceria “Todos os Livros”, sendo atribuídas menções honrosas aos outros dois.
O vencedor recebe um prémio pecuniário de 1.500 euros e verá o seu trabalho publicado no Diário de Coimbra. A cerimónia de entrega ocorrerá a 14 de Dezembro, data do nascimento de Adriano Lucas, figura que se destacou na área da comunicação social, enquanto empresário e fundador de diversas publicações periódicas, de abrangência regional a nacional.
Fundou o Diário de Aveiro, Diário de Leiria e Diário de Viseu, e liderou o Diário de Coimbra durante cerca de 60 anos. Homem de causas, defensor da liberdade de imprensa, Adriano Lucas nasceu em Coimbra, em 14 de Dezembro de 1925 e faleceu em 21 de Março de 2011.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®