domingo, 2 de Novembro de 2025  16:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-12-2014

Aluna de Albergaria descobre condições alternativas para a produção de salicórnia.


Marisa Ribeirinho, residente na freguesia de Albergaria-a-Velha, estabeleceu in vitro as condições para a produção alternativa da ...

Marisa Ribeirinho, residente na freguesia de Albergaria-a-Velha, estabeleceu in vitro as condições para a produção alternativa da planta Salicórnia, uma substituta do sal que, desta forma, não fica dependente da sazonalidade, podendo ser utilizada em maior escala, em qualquer altura do ano e em qualquer região ou país.

A ideia surgiu quando a jovem de 24 anos procurava um tema para o relatório final do estágio da Licenciatura em Genética e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Vendo as potencialidades da planta, a estudante apresentou a proposta de investigação a Fernanda Leal, docente e investigadora do Departamento de Genética e Biotecnologia e, juntas, criaram as condições para a propagação da planta em laboratório de forma assética e com menos contaminações.

A França e a Holanda são os países onde a Salicórnia, já produto gourmet, é muito utilizada nas saladas como substituto do sal e a suas sementes possuem grandes quantidades de iodo, fósforo, zinco e vitaminas A, C e D. Há ainda vários estudos científicos que destacam as suas propriedades antioxidantes, antitumorais e diuréticas.

Dada a importância deste projeto, que permite uma produção em escala a preços mais competitivos, foi feita a candidatura a patente desta forma de produção da Salicórnia e a Câmara Municipal de Vila Real vai atribuir um Voto de Louvor à jovem Albergariense que, atualmente, é aluna de Mestrado em Biologia Clínica Laboratorial na UTAD.

Para Marisa Ribeirinho este desafio for gratificante, porque “cada vez mais os portugueses estão a preocupar-se com a sua saúde e por conseguinte, com os seus hábitos alimentares, tornando-os cada vez mais saudáveis, pois é uma planta que é receitada por médicos a hipertensos, pode prevenir o aparecimento de certas doenças e o envelhecimento precoce. As vantagens de ter desenvolvido o método da produção em cultura in vitro da Salicórnia são várias, ou seja, permite que a planta cresça durante todo o ano em condições controladas de temperatura e luminosidade, e que possa trazer custos mais competitivos no mercado.”


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®