domingo, 2 de Novembro de 2025  16:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-12-2014

"Vamos ver a que zonas pertencem pessoas que estão sempre a dizer mal do hospital" - Ribau Esteves.


O futuro do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga continua no centro das atenções dos Municípios da Região de Aveiro que dirigem críticas ...

O futuro do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga continua no centro das atenções dos Municípios da Região de Aveiro que dirigem críticas à forma como o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, continua a retardar a resposta a questões tidas como fundamentais e para as quais tinha assumido o desafio de conversar com os autarcas.

“Fica o reiterado lamento pela atitude do Ministro. Não cumpre o compromisso assumido connosco. Continua virado para si próprio. Os atos ficam com quem os praticam e nós mantemos a nossa atitude política de protesto”, comentou Ribau Esteves na resposta a deputados intermunicipais eleitos em representação de diversos municípios.

José Matos quis saber “como é que o Ministro ainda não deu resposta às questões do hospital”. “Fomos motivo de chacota pelos defuntos que entravam pela urgência. É lamentável. O hospital anda sempre nos jornais e na TV. Polémicas evitáveis. Os problemas aqui levantados mantêm-se. Continuamos com resposta deficiente. As consultas de especialidade têm tempos demasiado longos. A resposta tem vindo a degradar-se. Gostava de pedir que fizessem chegar ao Ministro as preocupações. Daqui a um mês acaba o mandato da administração mas se calhar não era bom renovar. Temos que voltar à carga e chatear quem manda”.

Outro deputado sugeria informação sobre um estudo que é aguardado sobre o Hospital e que a Universidade estará a ultimar.

Ribau Esteves defende que nem tudo é mau e mesmo depois de ter dirigido críticas ao Governo admite que o hospital é “vítima” de lóbis na área da saúde.

“Há coisas boas e coisas más. Temos que ter cuidado com alguns lóbis na classe médica. Isto não tem a ver com partidos. Vamos ver a que zonas pertencem pessoas que estão sempre a dizer mal. Depois há notícias boas como a do estudo em que os cidadãos dão nota de elevado índice de satisfação. Estamos felizes com isso e sabemos que estamos satisfeitos com vários dos serviços. Nunca dissemos para fazerem uma implosão do hospital. Mas há áreas que estão mal e valências que não existem. Não podemos ter serviços que fecham às 20h. Não podemos abrir mão disto”.

O autarca de Aveiro assume que espera ainda conhecer o Plano Estratégico do Centro Hospitalar associando alguma instabilidade à portaria que veio classificar os hospitais por categorias.

“A classificação das valências está nas mãos das Administrações Regionais de Saúde e na mão do Ministro que aprova Planos Estratégicos. O Plano Estratégico está para conhecer a luz do dia e logo que tenhamos formato maduro apresentaremos o estudo encomendado à Universidade de Aveiro. Quanto às administrações quem os nomeia que os nomeie. Queremos é competência, qualidade e com novos serviços a bem dos concidadãos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®