domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-12-2014

Estrelas do desporto adaptado brilharam na escola de Vagos



Várias estrelas paraolímpicas, atletas internacionais do desporto adaptado, estiveram, ontem, na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, durante o ano em que aquele estabelecimento de ensino está a comemorar os 25 anos.

São cerca de 30 os alunos daquela escola com necessidades educativas especiais e ontem foi um dia, também, especial. Entre outros do desporto adaptado, o atleta paralímpico, Nuno Pontes, participou no torneio de ténis de mesa e referiu-se à importância da “divulgação da modalidade e a integração, fundamental, das pessoas com deficiência no desporto”, disse ao Diário de Aveiro. Contudo, tudo podia ser melhor.
Além de acções pontuais, o atleta também apontou para a necessidade de mais conhecimento do desporto adaptado e paralímpico.
Há alguns sinais positivos como a integração de modalidades adaptadas nas federações de atletismo e golf assim como a de ténis de mesa, precisamente através de Nuno Pontes. “Participar numa prova é mostrar a toda a gente e demonstrar ao mundo, que somos como todos, temos de ser integrados no quotidiano, sem complexos e se conseguimos trazer mais medalhas do que ‘os outros’ devíamos ser mais reconhecidos e mais apoiados”, disse ao Diário de Aveiro.

Nuno Pontes falou ao nosso jornal momentos antes de Pau­lo Henriques, campeão mundial dos 1500 metros - IAADS, e de João Gregório, vice campeão europeu dos 1500 metros - IAADS, que alinharam na prova de corta-mato. Ontem também participaram João Lobo, atleta internacional de ténis em cadeira de rodas e a paralímpica Sara Duarte que fez uma demonstração equestre.

Todos se encontraram na sessão de abertura do “Dia Diferente” e a docente de educação especial, Maria Mirassol, disse a todos que as “medalhas” que a escola tem para dar são, sobretudo, “amor, alegria e equidade”.
A escola defende a inclusão para modificar as “atitudes discriminatórias”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®