domingo, 2 de Novembro de 2025  10:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-12-2014

Ninho de Ciência passou pelas escolas do 1ºCiclo.


A ciência passou pelas salas de aula no final do 1º período escolar em Estarreja. Mais de 5 centenas de alunos dos 3º e 4º anos do ...

A ciência passou pelas salas de aula no final do 1º período escolar em Estarreja. Mais de 5 centenas de alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico assistiram à iniciativa “Ninho de Ciência”, promovida anualmente pela Câmara Municipal de Estarreja. Na aula planetária “Os Rodinhas do Espaço”, foi possível conhecer Marte e a Lua e viajar por estes mundos, utilizando os mesmos veículos – robôs que são lançados da Terra para explorar outros planetas.

Ao longo de um total de 26 sessões que se realizaram nas escolas do concelho, entre 24 de novembro e 3 de dezembro, foram abrangidos 529 estudantes, numa ação orientada pelo astrónomo José Matos, da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Ao longo de uma hora, José Matos explica conceitos básicos sobre ciência de uma forma lúdica e com uma linguagem divertida, socorrendo-se de recursos e ferramentas não habituais nas aulas. “Fizemos uma viagem até Marte em 3D, uma experiência diferente”, exemplifica o astrónomo.

Outro ponto que deixa os alunos “impressionados” são os dados numéricos à escala planetária: “Marte era novo há 4 mil milhões de anos, Marte é nosso vizinho e está a 200 milhões de km de distância”. Quando se abordam temas como a idade do sistema solar ou as distâncias planetárias, “estamos a falar de números muito grandes. É bom eles terem essa ideia da grandeza. Embora não seja fácil de assimilar já ficam com o conceito geral”, acrescenta José Matos.

Feitas as contas, “à semelhança de anos anteriores, notei interesse dos alunos, que há uma boa recetividade a este tipo de atividades. Houve interesse e curiosidade”, assinala José Augusto Matos. “Foi uma viagem interessante não só pelas escolas, mas também a explorar outros planetas e outros mundos”.

A professora do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Maria José, comentava de forma muito positiva a iniciativa. “Foi uma atividade que eles gostaram muitíssimo, aderiram e interferiram com sentido de oportunidade. Penso que correu muito bem e os alunos gostaram imenso”, tendo havido uma das suas alunas que até pediu para se repetir a ação. Na opinião da docente, “acho que é de continuar com atividades deste género”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®