domingo, 2 de Novembro de 2025  16:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-12-2014

José de Figueiredo escreve histórias de amor e sexo



José de Figueiredo apresentou, recentemente, o seu primeiro livro de poemas, intitulado “33 – Histórias de Amor e Sexo”, cujos lucros da primeira edição reverterão a favor da Associação Diferentes e Especiais, sediada em Vagos, e composta por pais, familiares e amigos de crianças e jovens com deficiência e/ou doença crónica.

Diário de Aveiro: Como é que a escrita surge na sua vida?
José de Figueiredo: A literatura, o gosto pela leitura e pela escrita surge por influência familiar. A minha mãe é professora, o meu pai era um activo leitor e o meu avô materno tinha, além de uma grande cultura pessoal, um forte gosto pela leitura. Por estes motivos, sempre fui motivado para ler, um prazer que adquiri e que mantenho.
A escrita surge por acaso. No secundário, tive que responder a um desafio lançado por um professor de Português, ao qual, apesar de não ter respondido como pedido, não deixei de escrever alguma coisa de forma livre. O facto de este professor ter, mesmo assim, avaliado o que escrevi, e a forma como o fez foi, na minha opinião, o que despoletou o meu gosto por escrever. Depois, fui continuando, bem ou mal, a escrever sobre o que me apetecia ou doía.

Do que trata este livro?
O livro, como diz o subtítulo, fala de histórias de amor e sexo. São poemas sobre vários tipos de amor e em várias idades, desde o de menino, ao de escola e ao adulto, abordando perpectivas sobre o amor sentido pelas mulheres em que cada poema encerra em si mesmo uma história. Alguns mais sub-reptícios, outros mais directos…

E em que se inspirou na criação destes poemas?
Os poemas surgiram inspirados em tudo o que me rodeia, desde uma notícia num jornal, passando por um anúncio na televisão até à simples imaginação, ou o recurso à memória de bons momentos vividos ou pretendidos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®