domingo, 2 de Novembro de 2025  00:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2015

"Mestre Carbono" chega este sábado com muita magia



Depois de um livro de aven­tu­ra/mistério, mais um livro infantil… Porquê?
A publicação dos meus livros não tem cumprido a ordem cronológica em que foram escritos. O primeiro que escrevi foi o de aventura e mistério, “O segredo dos Candeeiros”. Só depois surgiu “O menino que sonhava salvar o mundo”, oficialmente o primeiro livro editado, e que resultou de um desafio feito pela Ana Beatriz Marques, a ilustradora. Em 2012 e tendo começado um no­vo romance (que ainda não conheceu a luz do dia), decidi continuar a aventura pelo mundo dos livros infanto-juvenis, talvez influenciado pelo sucesso do primeiro, mas também por sugestão de uma grande ami­ga, a Lindalva, professora aposentada que mora em Lisboa, e sugeriu-me continuar a dedicar alguma da minha inspira­ção literária aos mais novos. A Maria José, minha grande companheira de vida, lembrou-me, então, de escrever algo sobre a minha área de formação, a Química, dan­do o mote: ‘cien­tistas a estudarem algo em laboratório e, quando se retirassem para as suas casas, saltavam os átomos e moléculas das prateleiras para realizarem as suas próprias experiências’. Surgiu assim “Mestre Carbono, o cientista”, conseguindo de novo a Ana Beatriz dar imagem às palavras que escrevi.

O “Mestre Carbono” aparece agora porquê?
A oportunidade surgiu em Setembro de 2014, quando a Chiado Editora me lançou o desafio de apresentar um novo livro para edição até finais do ano e porque, entretanto, li numa publicação no Facebook, que cientistas tinham finalmente realizado a síntese laboratorial da molécula da clorofila, pensando que, assim, conseguirão fabricar árvores artificiais que promovam a produção de oxigénio numa futura colónia humana em Marte. Ora isto faz lembrar o tema central deste meu livro…


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®