domingo, 2 de Novembro de 2025  00:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2015

Sindicatos nas escolas alertam para efeitos da Municipalização



Dirigentes sindicais visitaram, na penúltima quarta e quinta-feira, as escolas de Águeda e Oliveira do Bairro (escolhidas pelo Governo para serem municipalizadas a título experimental), para mobilizar os professores contra a municipalização da educação. Enquanto isso, as Câmaras continuam o processo de discussão de competências. Em Oliveira do Bairro, a autarquia, que “tem sido reconhecida como um território educativo”, continua empenhada em assumir a municipalização do ensino.
A ação, promovida pelo Sindicato de professores da Região Centro (SPRC), pretendeu sensibilizar e mobilizar os professores contra a municipalização da educação, procurando “esclarecer in loco” os colegas e distribuindo uma petição e um postal para tomada de posição.
O SPRC justifica a ação nas escolas dos dois concelhos, porque Águeda e Oliveira do Bairro estão na “lista” dos escolhidos pelo governo para lançar “experimentalmente o processo de municipalização” da educação.
“A preparação desta iniciativa, conjunta do governo com as autarquias, está a ser feita no mais absoluto secretismo, mas os documentos que vão sendo conhecidos, designadamente a minuta dos contratos a celebrar, revelam quanto negativo e negro poderá ser o futuro da escola pública”, considera aquele sindicato.
Para o SPRC, a municipalização da educação “visa reduzir a despesa com o sistema de ensino, com ganhos partilhados entre câmaras municipais e Ministério da Educação e Ciência, o que poderá levar ao encerramento de escolas, de áreas formativas e ao desemprego de muitos docentes”. a encontrar soluções que garantam as melhores condições possíveis para toda a comunidade educativa, num quadro de responsabilidade e parceria com todas as entidades da área da Educação”, refere a mesma fonte.
Leia mais na versão digital do seu JB.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®