domingo, 2 de Novembro de 2025  17:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2015

“Festival vai contribuir para o desenvolvimento da cidade”



Cinco anos após a primeira edição do “Clarinet Talents”, o festival deixa Santa Comba Dão e chega a Aveiro, com o objectivo de continuar a crescer. Sérgio Neves – que, juntamente com Luís Carvalho, também docente da Universidade de Aveiro, é coordenador artístico do Festival –, fala dos objectivos deste evento que vai trazer à cidade alunos de vários pontos da Europa e os maiores especialistas internacionais do instrumento.

Diário de Aveiro: Qual a importância de Aveiro receber a 5.ª Edição do Festival Internacional “Clarinet Talents”?
Sérgio Neves: O Festival surgiu em Santa Comba Dão, em 2010, e teve sempre o objectivo de ser itinerante – algo que nunca foi possível de fazer devido a dificuldades financeiras. Entretanto, fui convidado para dar aulas na Universidade de Aveiro e, juntamente com o meu colega Luís Carvalho, decidimos que era importante trazê-lo para a cidade de Aveiro. A cidade tem outro tipo de condições: tem orquestra, tem este edifício extraordinário, tem cantina, tem auditórios e tem as residências [universitárias]. E isso permite-nos fazer quase tudo dentro do Campus, facilitando, em termos de mobilidade, a vida dos alunos que vêm de fora. Além disso, a nossa vinda para Aveiro torna maior o impacto do Festival, a nível nacional e internacional.

Além do local que o acolhe, que outras novidades traz a edição deste ano?
Em cada ano que organizámos o Festival tivemos uma das grandes marcas construtoras de clarinetes a patrocinar individualmente. Este ano, conseguimos reunir os apoios das três marcas, o que fez com este Festival ganhasse uma dimensão ainda maior. Temos solistas que são reconhecidos a nível mundial. O Alain Damiens, o [Josep] Fuster, ou Justo Sanz são nomes bastante conhecidos nos fóruns internacionais. O Alain Damiens é o “Cristiano Ronaldo” dos clarinetes (risos) – estreou as obras de um grande compositor (Pierre Boulez), é solista do Ensemble Contemporâneo de Paris, sendo uma das grandes referências internacionais. Em termos de artistas nacionais, temos o solista da Casa da Música – que também é uma grande referência –, e convidámos um jovem solista, o Horácio Ferreira, que foi o “Jovem solista do ano 2014” num concurso promovido pela Antena 2.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®