domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2015

Vinhos Bairrada nos festivais “Peixe em Lisboa” e “Sangue na Guelra”



Lisboa vai ser palco de dois importantes eventos (eno)gastronómicos: o festival “Peixe em Lisboa”, de 9 a 19 de abril, e o “Sangue na Guelra – Young Chefs With Guts”, nos dias 11, 12 e 13. Duas celebrações em que o peixe e o marisco vão ser reis. Porque um casamento feliz junta à mesa comida e bebida, nada melhor do que ombrear o palato dos presentes com vinhos e espumantes da Bairrada.
É essa a proposta da Comissão Vitivinícola e da Rota da Bairrada que, durante dez dias, vão rumar à capital para levar a região “no sentido dos sentidos” (assinatura dos vinhos Bairrada) mais apurados.

40 vinhos e espumantes presentes. Durante o 8.º festival “Peixe em Lisboa”, que tem lugar no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, são mais de 40 os vinhos e espumantes com o selo da Bairrada. A solo ou para harmonizar com as gourmandises disponíveis, o convite é para provar e, se quiser, comprar.
Os espumantes e vinhos da Bairrada foram eleitos para abrir as hostes e o apetite nos dois jantares da 3.ª edição do ‘Sangue na Guelra – Young Chefs with Guts’. Momentos gastronómicos “efervescentemente” criados por jovens chefs vindos de alguns dos melhores restaurantes do mundo e que vão acontecer na 1300 Taberna (LX Factory), do Chef Nuno Barros, nos dias 12 e 13 de abril.
Os espumantes da região vão marcar presença exclusiva nos cocktails, podendo ser bebidos “ao natural” ou em irreverentes propostas criadas pelo barman Paulo Gomes. Os néctares da Bairrada vão ainda mostrar-se no desenrolar das refeições.
O primeiro jantar junta Oswaldo Oliva – ex-chefe executivo do Mugaritz, o restaurante de San Sebastián que está em 6.º lugar na lista dos melhores do mundo e tem duas estrelas Michelin –, Rafa Costa e Silva – do recentemente estrelado Lasai, no Rio de Janeiro –, Ricardo Chaneton – do francês Mirazur em Menton, com duas estrelas e 11.º na lista dos melhores – e Márcio Baltasar – pasteleiro do restaurante do Areias do Seixo, em Santa Cruz.
No dia seguinte é a vez de William Smith, sous-chef do Geranium, em Copenhaga (duas estrelas); Sebastian Meyers, do Chiltern Fire House, restaurante londrino do português Nuno Mendes; Frederico Ribeiro, sous-chef do Per Se, em Nova Iorque (três estrelas); e Américo Santos, pasteleiro do Belcanto, se juntarem e meterem as garras de fora na confeção de uma paradisíaca refeição. A mestria dos néctares vai estar a cargo dos sommeliers Rodolfo Tristão (presidente da Associação de Escanções de Portugal), João Chambel (Estado d’Alma) e Nuno Oliveira (Belcanto).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®