domingo, 2 de Novembro de 2025  00:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-04-2015

Comissão Parlamentar debate passagem para museu nacional



O projeto de resolução que recomenda ao Governo a mudança de classificação do “Museu de Aveiro” para "Museu Nacional de Aveiro", vai estar hoje à tarde em discussão na Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Na mesma reunião, a comissão discute um outro projeto de resolução, do Bloco de Esquerda, que “recomenda a suspensão da municipalização de museus até uma reavaliação das suas coleções para a atualização das classificações como museus nacionais ou municipais”.

Após a discussão do naquela comissão, o projecto de resolução dos socialistas será votado pelo plenário da Assembleia da República, provavelmente na próxima sexta-feira. Se for aprovado, o Governo recebe a recomendação e será desencadeado o processo, que passará por ouvir o Conselho Consultivo dos Museus.

Filipe Neto Brandão disse ontem ao Diário de Aveiro que “dificilmente é concebível” que a classificação do Museu não seja nacional, adiantando que cumpre os critérios da “Lei Quadro dos Museus Portugueses”.
O projecto de resolução desete deputados do PS, Filipe Neto Brandão, Pedro Nuno Santos, Sérgio Sousa Pinto, Rosa Maria Bastos Albernaz, António Cardoso, Inês de Medeiros e Maria Gabriela Canavilhas, apresenta várias razões para a mudança de classificação. “Relevante para polarizar qualquer estratégia de desenvolvimento cultural”, os deputados referem que o Museu de Aveiro é “também olhado, sentido, interpretado e considerado por todos como um museu que extravasa o âmbito local ou até regional, para assumir uma verdadeira vocação nacional, com projeção internacional”.

Com o túmulo de Santa Joana como “Monume
nto Nacional”, entre outros aspectos, é “inegável” o interesse nacional do seu património, segundo os socialistas sobre um museu que “vem representando o país nas melhores exposições nacionais e internacionais” sendo que o seu acervo “ilustra diferentes entradas da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de Cultura e é incontornável a sua integração em todas as grandes obras editadas abordando a arte portuguesa e a arte em Portugal”. O museu integra ainda, alegam, “equipas de projetos de investigação de âmbito nacional”. |


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®