domingo, 2 de Novembro de 2025  05:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-05-2015

Biblioteca de Anadia: Lions CLube da Bairrada premeia cartaz e texto sobre a Paz



O cartaz alusivo à Paz, da autoria de Tomás Américo Pedrosa Miguel, intitulado “Juntos através do amor e da compreensão construímos um futuro de Paz” e o texto literário de Maria Beatriz Loureiro do Souto e Silva, intitulado “Numa tarde de outono”, ambos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão) foram os grandes vencedores da presente edição do Concurso Cartaz da Paz e Texto Literário sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube da Bairrada.
A Festa da Paz teve lugar na tarde do último sábado, na Biblioteca Municipal de Anadia, local onde estão expostos todos os 110 trabalhos realizados por alunos dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro.
Na ocasião, Isilda Silva, presidente do Lions Clube da Bairrada, falou deste desafio lançado anualmente pelo Lions Internacional a todos os Clubes: “trabalhar a Paz, com os jovens, através dos concursos “ Cartaz da Paz” e “Texto literário sobre a Paz”, revelando aos muitos presentes que enchiam por completo o auditório da Biblioteca Municipal, ser o Lions Clube da Bairrada o Clube que mais instituições e alunos tem a participar nestes concursos, tendo este ano os alunos do concelho obtido um 2.º lugar no “Cartaz da Paz” e um 3.º lugar no “Texto literário” a nível nacional.
Sobre a Paz, o padre José Fernandes, do Colégio de Mogofores, fez uma muito original e interessante palestra para destacar que, muitas vezes, a Paz pode não ser sinónimo de um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Bem pelo contrário. E porque existem várias formas de Paz, esta também pode ser encontrada no trabalho, no desassossego, na ação: “a Paz que desafiamos e pela qual ansiamos”, pois “ficar ou estar em Paz pode ser o mesmo que fazer boas ações; ficar em paz com a verdade; estar em paz porque estou em ruído, estou em luta”.
Também a edil anadiense Teresa Cardoso se mostrou bastante agradada com a forma como o tema da Paz foi brilhantemente abordado pelo padre José Fernandes: “Todos ficamos embevecidos com a forma diferente de nos sensibilizar para uma palavra tão importante e tão simples”, diria a propósito da palestra, para o desassossego que a Paz nos pode trazer, mas também para a necessária reflexão que o tema nos pode e deve suscitar, seja aos mais novos ou aos mais velhos.

Premiados: Tomás Américo Pedrosa Miguel e Maria Beatriz Loureiro do Souto e Silva, Colégio de Famalicão; Clara Roberta Martins Fonte, EB 2/3 Anadia; Joana Cardoso da Cruz, EB 2/3 Vilarinho Bairro; Emília Neves Cardoso, Agrupamento Escolas Anadia; Inês Marques Cerca, Colégio Salesiano de Mogofores; Maria Martins, IPSB Colégio Frei Gil.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®