domingo, 2 de Novembro de 2025  12:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-06-2015

Vanessa Aires conjuga o verbo ajudar como um presente para o futuro



No passado dia 25 de Abril, enquanto Portugal assinalava mais um aniversário da revolução que devolveu a liberdade ao país, do outro lado do mundo, no Nepal, uma brutal revolta da natureza roubava a tranquilidade a um país com um passado recente assolado pela sombra de uma guerra civil que durou cerca de uma década, e que só terminou em 2006. A notícia abalou o mundo. Milhares de mortos e outros tantos desaparecidos mostraram um cenário desolador num país conhecido, sobretudo por ser considerado o “tecto do mundo”, por ser a “morada” do monte Evereste, o ponto mais alto do globo. Como é habitual neste tipo de situação, as informações foram chegando a conta-gotas. Entre a descoberta de aldeias completamente destruídas, os casos de sobreviventes encontrados debaixo dos escombros, vários dias depois da tragédia, representavam novas esperanças.
Presente naquele país encaixado entre a China e a Índia, encontrava-se a aveirense Vanessa Aires, de 27 anos, que chegara ao Nepal como voluntária, em Outubro de 2014. Destacada na pequena cidade de Tikapur – a cerca de 500 quilómetros de Katmandu, a capital e cidade mais atingida pelo sismo – Vanessa Aires pouco sentiu do terramoto que matou entre oito e 12 mil pessoas. “A zona onde estava foi muito pouco afectada pelo sismo”, conta ao Diário de Aveiro, depois do regresso à sua cidade natal no início do mês de Junho. Para trás, deixou uma experiência que a marcou para a vida, e que lhe deixou um desejo muito forte: continuar a ajudar o Nepal (ver caixa). No início desta semana, o Governo nepalês estimou em 6,2 mil milhões de euros os prejuízos causados em cerca de um mês de sismos e réplicas. Toda a ajuda será bem recebida, seguramente.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®