domingo, 2 de Novembro de 2025  12:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-08-2015

Imaginário infantil em “tons” de mar e selva



“Eles não sabem nem sonham/que o sonho comanda a vida/que sempre que um homem sonha/o mundo pula e avança/como bola colorida/ entre as mãos de uma criança”. Não são bolas coloridas as que as crianças da Cediara (Centro de Dia de Ribeira de Fráguas, em Albergaria-a-Velha) vão receber, mas paredes. Mas tal como as bolas do poema de António Gedeão, estas paredes coloridas pelo pincel - e mãos - de Carla Sucena pretendem isso mes­mo, estimular as crianças e desenvolver a sua capacidade de sonhar.
São duas salas, para crianças entre 1 e 2 anos e dos 2 aos 3 anos, que foram pintadas à mão pela artista de Esgueira. Os motivos usados tentaram respeitar as idades das crianças a que as salas se destinam: uma tem como tema o fundo do mar e a outra a selva.
“Foi muito interessante trabalhar o imaginário infantil, tentei colocar-me no lugar de uma criança e imaginar o que elas gostariam de ver pintado”, começa por explicar Carla Sucena ao Diário de Aveiro, contando que, agora, que o trabalho está concluído, sente-se orgulhosa do que está expresso nas paredes da Cediara. São motivos infantis, mas o sonho é adulto, bem adulto: fazer do dia-a-dia das crianças da instituição um pouco mais feliz, nem que seja por olhar para as paredes e “brincar” com o pol­vo com pintas ou a estrela do mar com um lacinho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®