domingo, 2 de Novembro de 2025  12:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-08-2015

“A cultura portuguesa é o nosso motivo e o rock é a nossa linguagem”



Quem conhece Diabo na Cruz - e acreditamos que é muita gente - sabe que é absolutamente impossível ouvir as suas músicas de “Rock Popular” sem abanar o pé ou a cabeça. Aquilo mexe com as pessoas. É animado, tem ritmo e letras que ficam no ouvido. E é tão fácil de ouvir. Ontem, arriscámos entrevistar o vocalista da banda, Jorge Cruz, natural de - espante-se - Aveiro.
Do outro lado do telefone, atendeu-nos bem-disposto e nem se apoquentou por termos metido em cada pergunta, pelo menos o título de uma das suas canções (um bocado à martelada, vá). Esperamos não ter feito “figura de urso”.

Diário de Aveiro: Nasceu na Vera-Cruz, e cresceu na praia da Barra. No que faz, além de um “Verde Milho” ou uma “Azurvinha”, o que há de Aveiro?
Jorge Cruz: O percurso. O facto de ter crescido a querer fazer música numa cidade que não é exactamente central no país, e ter de encontrar formas de mostrar o meu trabalho fora de Aveiro. Nós éramos de fora quando chegávamos ao Porto ou a Lisboa. Eu também vivi no Porto durante alguns anos – agora moro em Lisboa já há um pedaço – e foi esse percurso que me permitiu ter uma noção de como é viver em diferentes locais. Perceber o que po­de estar na cabeça dos jovens em diferentes zonas do país, ou o que é estar perto de tudo ou um bocado mais longe. Tudo isto está presente na música dos Diabo na Cruz. Nós temos uma música que quem é de Lisboa acha curiosa por parecer vir da província, e que quem é da pro­víncia – esta é uma palavra complicada, mas que é usada com frequência – tende a olhar para a música como algo que vem de Lisboa. Os Diabo na Cruz são um projecto para todo o país também porque eu cresci numa zona que não é central.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®