domingo, 2 de Novembro de 2025  12:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-10-2015

Padroeiro da cidade celebrado com viagem no tempo



Oliveira do Bairro celebrou no passado fim de semana as Festas da Cidade e o seu Padroeiro, S. Miguel, num evento único de celebração religiosa e recriação histórica, à época medieval, que se realizou pela primeira vez na capital do concelho.
Durante todo o dia de sábado e domingo, a zona envolvente à Igreja Matriz de Oliveira do Bairro fervilhou de atividades, de animação, teatro e música, com vários momentos que recriaram episódios medievais, tendo como “pano de fundo” a história de S. Miguel Arcanjo. Arruadas, cortejos, torneios de armas, danças, concertos de música da época, corridas de carroças ou espetáculo de malabares de fogo e pirotecnia, foram apenas algumas das atividades que a prestigiada companhia de teatro Viv’Arte, com sede no concelho de Oliveira do Bairro, desenvolveu ao longo dos dois dias de festa.

Viagem. O espaço onde decorreu esta “viagem no tempo” contou com uma zona de restauração, artesãos, vendedores ambulantes e venda de produtos agrícolas, para além de um parque de jogos medievais, entre outros locais onde iam acontecendo de forma aparentemente espontânea várias animações e recriações históricas que fizeram as delícias dos mais novos mas também de todos quantos se deslocaram a Oliveira do Bairro durante o fim de semana.

Procissão. Um dos pontos altos das festividades foi a procissão em honra de S. Miguel Arcanjo, no seguimento da celebração da eucaristia na Igreja Matriz, que juntou um considerável número de pessoas. Na frente da procissão seguiu a Banda Filarmónica da Mamarrosa, que abriu caminho para os vários andores em honra de S. Miguel e para os crentes liderados pelo Padre Leonel, que encerrava o cortejo. Pelo meio, seguiu também um grupo significativo de pessoas vestidas à época medieval, pertencentes à Companhia Viv’Arte, que faziam a ligação entre o caráter mais religioso e a recriação histórica.
As Festas da Cidade – Padroeiro S. Miguel, registam de forma muito positiva as parcerias e sinergias criadas e desenvolvidas entre a Comissão Fabriqueira de Oliveira do Bairro, Confrarias de S. Miguel e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, numa aposta na diversidade da oferta cultural e turística do Município e na promoção da sua cultura e tradições.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®