domingo, 2 de Novembro de 2025  17:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-10-2015

Mealhada: Outubro trouxe Centro de Interpretação Ambiental



O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada abriu portas ao público, no passado dia 1 de outubro, Dia Mundial da Água. Trata-se de um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas. “Este é um espaço de enorme utilidade para os alunos do nosso concelho, mas não só: é para todos os cidadãos. É uma sala de aula apelativa que queremos que todos venham visitar”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, na cerimónia de abertura, que contou também com a presença, entre outros, da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, do presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, do diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Nuno Canilho, e do diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade.
Situado em pleno Parque da Cidade da Mealhada, o CIA está equipado para permitir a realização de diversas atividades pedagógicas relacionadas com o meio ambiente. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. “É mais uma ferramenta essencial à comunidade educativa. Vai ser um complemento para a aprendizagem que os nossos alunos já têm na escola, uma forma de os sensibilizar ainda mais pelas questões ambientais”, salientou o vice-presidente da Câmara, e responsável pelo pelouro da Educação, Guilherme Duarte.
A gestão deste equipamento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco. “É para mim uma honra e um privilégio poder estar ligado a este projeto. A dimensão deste espaço é ótima, a localização – no Parque da Cidade – é perfeita e aqui as crianças vão poder contactar e saber mais sobre tudo o que envolve o Ambiente”, sublinhou o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato.
A delegada regional de Educação do Centro foi a última a discursar. Cristina Oliveira começou por dirigir a palavra às crianças que participaram na cerimónia de abertura, lembrando todos os presentes que o CIA é, sobretudo, para elas. “Os adultos tiveram muito trabalho para construírem este espaço e ele é para vocês, que serão os grandes portugueses e portuguesas de amanhã”, afirmou, elogiando o espaço. “Tem o tamanho ideal e tem tudo o que é necessário. Estou certa que este espaço irá responder às necessidades das vossas crianças”, salientou ainda a delegada regional, defendendo que o CIA vai promover o que cada vez mais os especialistas defendem: que as crianças estejam mais em contacto com a natureza.
O CIA vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®