domingo, 2 de Novembro de 2025  12:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-10-2015

Ílhavo: Confraria Gastronómica do Bacalhau perde confrade Chefe Silva



A Confraria Gastronómica do Bacalhau de Ílhavo manifesta um profundo pesar pelo falecimento do Confrade Chefe Silva. Além da enorme amizade recíproca nutrida entre ambos, o nosso Confrade Chefe Silva foi sempre um elemento presente na vida e no ser da nossa Confraria.
O Chefe Silva foi entronizado Confrade de Honra em janeiro de 2001 e em janeiro de 2004, juntamente com o atual Grão-mestre da Confraria, João da Madalena, foi entronizado Confrade Efetivo.
O Confrade Chefe Silva, ao qual estamos imensamente gratos, desenvolveu a reconhecida receita do Bacalhau à Confraria que, hoje, é um ícone no cardápio da Região e um ex-libris no Festival do Bacalhau.
Na história da Confraria Gastronómica do Bacalhau o Chefe Silva tem um lugar especial, um lugar de carinho, de amizade e de respeito. Sendo, reconhecidamente, um dos primeiros Chefes portugueses, e com a forte ligação ao mais puro elemento gastronómico português, a Confraria Gastronómica do Bacalhau olha entristecida para uma perda inqualificável e insubstituível no panorama gastronómico nacional.
Antagonicamente, não poderemos deixar de estar satisfeitos pelo trabalho realizado e pelo legado que, acreditamos, seja hoje património nacional. Certo é que a gastronomia tem um papel central no turismo e na preservação dos valores imateriais do país e, indubitavelmente, muito desse património foi alavancado pelo nosso Confrade Chefe Silva.
O livro dedicado a um dos maiores símbolos do nosso Portugal – o Bacalhau, e à Confraria Gastronómica do Bacalhau, deixa-nos uma sensação de dever cumprido, de respeito pela cultura, pelo nosso passado e pelas gentes que, arduamente, batalharam na difícil arte da pesca do bacalhau.
Nesse pressuposto, atento a todo o ecossistema relativo ao Bacalhau, o Chefe Silva sempre identificou o Fiel Amigo como um representante de uma Região que tem vindo a potenciar e proporcionar uma crescente importância na dinamização de novas soluções gastronómicas entre o tecido empresarial setorial e a comunidade de apreciadores, centros de conhecimento popular e hotelaria, com a ambição de conceber soluções gastronómicas audazes nos mercados da saudade internacionais, reforçando desta forma os níveis de competitividade do município, aportando qualidade de vida das nossas gentes e proporcionando um bem-estar inigualável.
Hoje, no último adeus físico ao Chefe Silva, a Confraria Gastronómica do Bacalhau estará, naturalmente, presente. Todo um legado perpetuará na rica cultura ilhavense e, sem falsas pretensões, na cultura nacional.
A toda a família e a todos os seguidores do eterno Chefe Silva, a Confraria Gastronómica do Bacalhau apresenta as mais profundas e sinceras condolências.
O Chefe Silva perpetuará sempre entre nós.
A Confraria Gastronómica do Bacalhau


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®