domingo, 2 de Novembro de 2025  12:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-11-2015

Carina Leal vence Prémio de Jornalismo Adriano Lucas



Carina Leal é a vencedora da edição deste ano do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, com uma reportagem intitulada “Filipe Lopes: o jovem que se fez agricultor”.
A decisão do júri foi ontem homologada pelo Executivo da Câmara de Coimbra, entidade que instituiu este galardão em parceria com a Universidade de Coimbra e o Diário de Coimbra, em homenagem a Adriano Lucas, director “in memoriam” do Diário de Coimbra. Um júri constituído por cada uma das referidas entidades a que se juntaram dois convidados: o antigo reitor da Universidade de Coimbra, Rui de Alarcão, e o jornalista Jorge Castilho. Além do trabalho vencedor - a que corresponde um prémio monetário de 1.500 euros -, o júri entendeu atribuir duas menções honrosas: uma ao trabalho “Cochofel: aristocrata e poeta das causas dos simples”, da autoria de Vitalino José Santos, e outra à reportagem “Portugal tem mais encanto na hora da despedida”, redigida por Marta Carvalho Costa.

O trabalho vencedor
“Nos últimos anos, muitas pessoas decidiram (voltar a) emigrar. Mas, houve outros que ficaram, apesar da conjuntura económica não ser a mais favorável. Dei por mim a olhar, sobretudo, para esses que ficaram e decidiram arriscar em projectos próprios. Admirei-lhes a ousadia, persistência e coragem. Nesses há, pelo menos, um almagreirense que, uns anos mais novo do que eu, vi crescer”, diz-nos Carina Leal, quando convidada a explicar a razão da sua reportagem. “O Filipe é um exemplo de que, fazendo o devido estudo de mercado, se pode investir na terra em que se cresceu. A agricultura não nos é estranha, de todo. Crescemos cada qual na sua aldeia, em que as famílias produzem para consumir em casa. Escolhi contar a história do Filipe por acreditar que o seu exemplo pode servir de motivação para muitos que, tal co­mo ele o fez, procuram um caminho”, refere Carina Leal, de 32 anos, licenciada em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra e actualmente freelancer a colaborar, em Lisboa, com o “Media Lab” do Diário de Notícias, um projecto de literacia mediática. Carina Leal já trabalhou no Diário de Coimbra e, em 2010, venceu um prémio do Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural com um conjunto de reportagens publicadas no Diário de Coimbra sobre imigrantes.
“Receber este prémio significa reviver dias em que escrevi e fui muito feliz a fazê-lo. O Diário de Coimbra ensinou-me, em tempos idos, a escrever histórias de vida e, apesar de já não as escrever com regularidade, estou-lhes sempre atenta. Poder voltar a publicar um trabalho na casa em que comecei o meu percurso profissional é uma felicidade imensa. Lembro-me frequentemente com saudade e, sobretudo, gratidão de todos aqueles que um dia me ensinaram”, acrescenta a vencedora do prémio. |


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®