domingo, 2 de Novembro de 2025  12:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-10-2015

Dr. Fernando Peixinho imortalizado em monumento



O monumento ao Dr. Fernando Peixinho, da autoria de Fernando Filipe, do Troviscal, foi inaugurado no passado dia 17 de outubro, no Largo do Cruzeiro em Oiã. A obra pretende também lembrar e homenagear todos aqueles que se destacaram nas suas profissões e nas suas vidas no concelho de Oliveira do Bairro.
Antero Moreira, membro da Comissão Promotora do monumento, explicou que o mesmo foi construído com o apoio de muitos amigos e familiares, bem como da Junta de Freguesia de Oiã e da Comissão de Melhoramentos, além da Câmara Municipal, que esteve presente em todos os momentos do projeto.
Antero Moreira referiu ainda que, “profissionalmente, o Dr. Fernando Peixinho foi um médico competente, com grande sentido de solidariedade e disponibilidade, desde o início da sua carreira. De bicicleta, de motorizada ou de automóvel, enxuto ou molhado, normalmente de forma gratuita, a todos ia atender, fosse a que horas fosse, mesmo nas zonas serranas, à época de muito difíceis acessos”. “Foi também um empreendedor na área da saúde, dando a mão a jovens colegas com os quais expandiu a Clínica Central de Oiã, fundada pelo também saudoso Dr. Ângelo Graça”, acrescentou Antero Moreira.
“Fernando Peixinho foi um homem sofrido, revoltado com a vida, sobretudo depois de ter ficado órfão de pai aos 12 anos. Talvez por isso, tornou-se um homem simples, generoso e amigo, mas também de fortes convicções. Sempre deu mais do que recebeu. Foi suporte de muita gente nos mais variados aspetos e muitas vezes “ingratificado”. Foi amigo, como poucos, da sua terra e das suas gentes”, referiu Antero Moreira.
Antero Moreira explicou ainda que Fernando Peixinho, “politicamente, foi um homem de fortes convicções e sempre defendeu aquilo em que acreditava. Integrou a Comissão de Apoio à candidatura do General Humberto Delgado. Foi militante do MDP/CDE e, posteriormente, membro e fundador da ID (Intervenção Democrática). Fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em 1974, até às primeiras eleições democráticas. Foi deputado à Assembleia Municipal do mesmo concelho entre 1997-2005”. Por tudo isto, “foi reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que lhe atribuiu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro; o seu nome foi dado à Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Oiã, da qual se tornou patrono, e, recentemente, o seu nome foi também atribuído ao novo Lar de Idosos do Centro Social de Oiã”.

História. O sobrinho do homenageado recordou, de seguida, muitos dos comportamentos do tio e, em especial, a sua dedicação a toda a gente, prestando muitos serviços médicos gratuitamente, e apoiando social e economicamente, aqueles que a ele recorriam. “Temos na memória e no coração esse homem que dedicou a sua vida a todos os que amou intensamente, à sua terra de Oiã que adotou para sempre, às suas gentes com quem compartilhava as alegrias e as tristezas, a mesa e o consultório, o infortúnio e o sucesso deixando escritas, para sempre, muitas páginas na história de Oiã”, acrescentou o sobrinho.
A finalizar, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, destacou os aspetos humanos do homenageado, mas também a sua retidão e participação na vida política ativa como membro da Assembleia Municipal, pela CDU.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®