domingo, 2 de Novembro de 2025  17:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-11-2015

Anadia: Seminário sobre os 125 anos do espumante Bairrada



Numa iniciativa da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Rota da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Turismo Centro de Portugal, vai decorrer um Seminário e Mesa-Redonda, comemorativo dos 125 Anos do Espumante Bairrada, no próximo dia 27 de novembro, no Cineteatro de Anadia.
A Sustentabilidade da Viticultura na Bairrada e a Diferenciação dos Vinhos Espumantes Bairrada serão os grandes temas em debate no seminário.
Na mesa-redonda “Fileira do Vinho-Espumante, da Uva à Garrafa”, estarão presentes, entre outros conceituados especialistas, Jaume Gramona, professor da Universidade de Rovira y Virgili, e Manuel Louzada, diretor do SPI Group.
Recorde-se que a produção de vinhos espumantes iniciou-se na Bairrada em 1890, por iniciativa do Engenheiro Agrónomo José Maria Tavares da Silva, nas instalações da então Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, em Anadia, hoje Estação Vitivinícola da Bairrada, na qual foi o primeiro diretor.
Tavares da Silva, já em 1885, realizou diferentes experiências com vinhos da casta malvasia fina, com o objetivo de os tornar espumosos ou “champanhizantes”. Supõe-se que quando chegou a Anadia já trazia amplos conhecimentos sobre a preparação de vinhos espumantes. A partir de 1923, a divulgação dos estudos de química-enológica do então diretor da EVB, Engenheiro Mário Pato e seus colaboradores, e a assistência à vitivinicultura prestada pelos laboratórios da Estação e pelos cursos intensivos de vinificação, desde 1929, tem contribuído para o desenvolvimento de vinhos espumantes de alta qualidade na região da Bairrada.
Inscrições através do portal da DRAPCentro em www.drapc.min-agricultura.pt.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®