domingo, 2 de Novembro de 2025  05:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-12-2015

125 anos de espumante na Bairrada: Anadia quer Centro de Investigação sobre Espumante



O Cineteatro de Anadia foi palco, no passado dia 27 de novembro, de um seminário e mesa-redonda comemorativos dos 125 anos da produção de espumante na Bairrada.
A sustentabilidade da viticultura na Bairrada e a diferenciação dos vinhos espumantes Bairrada foram dois os grandes temas em debate. Na mesa-redonda “Fileira do Vinho-Espumante, da Uva à Garrafa”, estiveram presentes, entre outros especialistas como Jaume Gramona, professor da Universidade de Rovira y Virgili.
Com organização a cargo da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Rota da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Turismo Centro de Portugal, o evento reuniu muitos especialistas e agentes ligados à fileira do vinho.

Tradição e inovação. Na sessão de abertura, a vontade de ter em Anadia um Centro de Investigação de Espumantes ficou bem patente nas intervenções de Jorge Sampaio, vice-presidente da autarquia de Anadia e de José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).
Jorge Sampaio, que é também presidente da Associação Rota da Bairrada, recordou o património riquíssimo da região que, hoje, possibilitou a existência de uma região forte e dinâmica que concilia a tradição, a inovação e a modernidade. Jorge Sampaio destacou ainda como a Bairrada, no presente, se reinventa e avança, dando como exemplo a vontade que o município tem de dar corpo ao projeto (já apresentado à tutela) que visa a criação de um Centro de Investigação Nacional de Espumantes nas instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB). Um projeto que, como referiu, “vamos defender com toda a nossa força, porque pode ser o grande projeto de alavancagem da região”.
Alinhando pelo mesmo diapasão, José Pedro Soares, presidente da CVB, sublinhou como este tipo de eventos “serve de mote a uma reflexão sobre o contexto da produção de espumantes na Bairrada”.
Para José Pedro Soares “uma região onde é produzido mais de 50% do espumante nacional e onde, se ensaiam e utilizam castas e métodos diferenciados para essa produção, deve reclamar para si um centro de conhecimento, onde todas as instituições e organizações interessadas no futuro do Espumante na Bairrada e no país, em articulação com os agentes económicos privados, possam encontrar respostas para as suas decisões de produção”.

Catarina Cerca

(ler mais na edição em papel ou e-paper)


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®