domingo, 2 de Novembro de 2025  10:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-01-2016

Alameda Viva experimenta novo formato



Quatro meses depois do seu início, o projeto Alameda Viva, de dinamização cultural e comercial da cidade de Oliveira do Bairro, vai evoluir na sua implementação após avaliação realizada em conjunto por comerciantes, Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB).
O novo formato aponta para a realização de uma sessão por mês, alargando o espaço da ação a todos os comerciantes que desejem aderir, não se concentrando apenas numa zona da cidade, e aumentando o seu período temporal, iniciando-se na sexta-feira, como era hábito, mas agora estendendo-se até à hora de almoço do dia seguinte – sábado.
A decisão foi tomada numa sessão promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e ACIB, entidades promotoras, a que compareceram cerca de duas dezenas de comerciantes, realizada no passado dia 13 de janeiro, na Biblioteca Municipal. Na sessão, em que estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Cristóvão Baptista, e a presidente da ACIB, Emília Abrantes, a avaliação geral dos primeiros quatro meses do projeto, com nove sessões realizadas e cerca de 80 comerciantes locais envolvidos, foi consensual e bastante positiva, havendo a clara perceção de que o Alameda Viva veio impulsionar a economia local, dando a conhecer os serviços e produtos que se podem encontrar no comércio da cidade, atraindo população de todas as idades à rua e proporcionando experiências culturais e de lazer que têm deixado marca em grande parte dos visitantes, residentes e comerciantes da cidade. A opinião mais partilhada por parte dos participantes foi que “o projeto foi uma excelente ideia que, para além ter ajudado a dinamizar a cidade, tem aumentado a faturação do comércio local e tem obrigado os espaços comerciais a repensarem as suas estratégias de captação de clientes”. Os comerciantes reconheceram também a necessidade de continuar com ações semelhantes “que estimulem a criatividade e o negócio e que reforcem a autoestima do comércio local, para bem da cidade e de todos”.

Dinamização. A partir do final deste mês de janeiro, os comerciantes da cidade vão começar a ser informados e contactados com o novo calendário de ações.
O modelo de funcionamento manterá o mesmo conceito: animação de rua desde sexta-feira ao final da manhã, durante a tarde e final de dia e depois sábado durante a manhã. As ações mais relevantes, promovidas pelo comércio aderente em cada sessão, serão divulgadas no material promocional do projeto e a dinamização cultural e organização de pequenos espetáculos, para atrair o público às ruas da cidade, vai continuar a acontecer pontualmente em determinados locais, ao final de sexta-feira. A grande novidade deste novo formato passa pela temática comum definida para cada mês, em redor da qual o comércio e os serviços da cidade se podem mobilizar em ações e propostas para os seus clientes. Em fevereiro a ação vai decorrer nos dias 12 e 13 e terá como temática o amor, a propósito do Dia de S. Valentim, que se celebra no dia 14. Para o mês de março, a temática será “Está aí a Páscoa” (dias 11 e 12), em abril “A primavera anda no ar e nas montras” (8 e 9) e em maio o tema será “Das nossas tradições” (13 e 14).
Alameda Viva é um projeto de dinamização cultural e comercial da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), que decorre desde setembro de 2015 e que tem como principais objetivos impulsionar a economia local e “ativar” o centro de Oliveira do Bairro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®