domingo, 2 de Novembro de 2025  16:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-01-2016

CV Bairrada certificou dois dos “100 Melhores Vinhos de 2015”



A revista norte-americana Wine Enthusiast, uma das publicações referência mundial de vinhos, já divulgou a sua lista dos “100 Melhores de 2015”. Foram cinco os portugueses eleitos, sendo que dois deles têm a chancela de qualidade e certificação da Comissão Vitivinícola da Bairrada: o ‘Quinta de Foz de Arouce 2011’ e o ‘Aveleda Reserva da Família 2013’. Um tinto e um branco distinguidos em 9.º e 62.º lugar, respetivamente.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada é uma associação interprofissional onde estão representados a produção e o comércio do setor. Tem, entre outras, a competência de certificar os produtos vitivinícolas com direito à Denominação de Origem Bairrada (DO Bairrada) e Indicação Geográfica Beira Atlântico (IG Beira Atlântico). O ‘Quinta de Foz de Arouce 2011’ é um tinto Beira Atlântico e o ‘Aveleda Reserva da Família branco 2013’ insere-se na primeira categoria DO Bairrada.

Vinhos Bairrada trilham caminho do sucesso. “Não posso deixar de expressar o contentamento e o orgulho que tenho ao tomar conhecimento destas distinções. São excelentes notícias para os vinhos portugueses, que vão impondo a sua extrema qualidade (e excelente preço) no panorama mundial, mas em particular para os vinhos da região da Bairrada, que, sem dúvida, voltam a trilhar o caminho do sucesso e da afirmação de uma identidade muito própria”, afirma Pedro Soares, um homem da região e que está no comando da Comissão Vitivinícola da Bairrada há três anos. “De realçar a excelente performance de Portugal neste ranking – Wine Enthusiast TOP 100 of 2015. À frente de Portugal em número de vinhos distinguidos esteve apenas os Estados Unidos da América, Itália e Espanha”, reforça.
Feito do casamento entre as castas Baga, rainha da Bairrada, e Touriga Nacional, a casta mais emblemática do nosso país, o ‘Quinta de Foz de Arouce tinto 2011’ tem, segundo o produtor, uma boa concentração aromática, sendo evidentes as notas de frutos vermelhos e resina. Um tinto com taninos macios, equilibrado e com um final persistente cuja autoria tem a assinatura dos enólogos João Portugal Ramos e João Perry Vidal. A Quinta de Foz de Arouce situa-se no concelho da Lousã, na região das Beiras. Em novembro, esta revista já tinha distinguido este vinho, ao atribuir-lhe 93 pontos, em 100 possíveis. Mais um ponto tinha sido dado pelo crítico Joshua Greene da Wine & Spirits, em abril deste mesmo ano.
O ‘Aveleda Reserva da Família branco 2013’ é um Bairrada feito a partir das castas Maria Gomes, Rabo de Ovelha, Chardonnay e Bical de vinhas velhas que apresenta uma cor dourado claro e um suave brilho. Fruto da proximidade das vinhas ao oceano Atlântico, possui uma frescura exemplar. Um branco que mostra todo o seu esplendor quando consumido com pratos de forno, como bacalhau assado, pratos delicados de carnes brancas e queijos curados.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®