domingo, 2 de Novembro de 2025  21:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2016

“Óscares” da Revista de Vinhos: Luís Pato vence galardão maior em evento realizado no Velódromo



 

Numa cerimónia épica, perante uma plateia de mais de mil pessoas, a Revista de Vinhos distinguiu, na noite da última sexta-feira, ‘Os Melhores do Ano 2015’, tendo escolhido o Velódromo de Sangalhos, para receber o evento deste ano.
No jantar de gala onde o ministro da Agricultura, Capoulas Santos marcou presença, o produtor bairradino Luís Pato foi agraciado com o prémio de carreira ‘Senhor do Vinho’, pela sua contribuição na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo e cuja influência no setor foi e continua a ser muito grande.
Nesta que foi a 19.ª edição, não foram 19 mas 21 os ‘Prémios Especiais’. Antes desta entrega foi tempo de revelar os vinhos que se destacaram ao longo do ano findo. As 183 referências com o título de ‘Melhores de Portugal’ foram desfilando na tela ao longo do bem servido jantar, seguindo-se a aclamação aos 30 “excelentes” néctares de 2015. Os produtores não saíram da gala sem levar para casa os diplomas de ‘Boa(s) Compra(s)’, que este ano foram atribuídos a 765 vinhos.
No que toca ainda aos ‘Prémios de Excelência’, a Bairrada subiu ao palco com o ‘Quinta das Bágeiras Garrafeira tinto 2010’ de Mário Sérgio Alves Nuno. Os ‘Melhores de Portugal’ distinguiram os melhores dentro de cada região vinícola e Bairrada foi a terceira região mais premiada. Se aos vinhos de consumo juntarmos os espumantes, elevam-se de 16 para 26 os galardoados (e mais um, que embora sem DOC ou IGP é produzido pelo bairradino Campolargo).
Durante a cerimónia foram ainda entregues os diplomas relativos aos selos ‘Boa Compra’ atribuídos aos vinhos provados pela equipa da Revista de Vinhos ao longo do ano de 2015; na Bairrada ficaram 61, sendo que 27 foram para os efervescentes espumantes.
Também o produtor Luís Pato se mostrou muito satisfeito por receber das “mãos” da Revista de Vinhos o “Prémio Carreira”, ainda mais porque a gala teve lugar na sua região natal, tendo ainda o produtor bairradino ido ao palco para receber um dos trinta ‘Prémios de Excelência’ com o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2011’.
O discurso do produtor foi extenso, mas as palavras proferidas nas redes sociais foram mais parcas: “Primeiro veio o jovem sem medo, depois o Sr. Baga, agora o Senhor do Vinho… Trinta e cinco anos de amor e dedicação ao vinho, na região onde nasci e sempre vivi, a Bairrada. Obrigado à Revista de Vinhos”.
Na ocasião, Teresa Cardoso, autarca do concelho anfitrião desta gala, sublinhou a importância de reconhecer “um conjunto de profissionais e de entidades associados ao vinho, que veem aqui reconhecido o seu trabalho e o seu esforço em prol de resultados onde a excelência é um imperativo”.
Realçou ainda o importante desempenho dos vitivinicultores do concelho, cuja produção de espumante representa cerca de 60% da produção nacional, o que nos leva a assumir Anadia como “Capital do Espumante” e a sonhar com a criação do Centro de Investigação do Espumante em Anadia.
Por seu turno, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos destacou que “o setor do vinho e da agricultura é um setor de excelência que tem registado uma trajetória de sucesso, fruto do profissionalismo e empenho de toda a fileira” E, referindo-se em concreto ao programa VITIS, avançou ser “um dos programas comunitários de maior sucesso”, mas também que este é um setor cuja produção na última campanha registou mais de 7 milhões de hectolitros, ou seja, mais 14% do que no ano anterior e que as exportações atingiram os 737 milhões de euros.
Na sessão de abertura, Luís Lopes, diretor da Revista de Vinhos, deu a conhecer as razões que tornaram esta edição especial: por decorrer em Sangalhos, sua terra adotiva há mais de 18 anos, mas porque este prémio, que tem alternado entre Lisboa e Porto, sai das grandes metrópoles e privilegia uma região do vinho, a Bairrada, local onde teve lugar a primeira edição do certame, mais precisamente no Palace Hotel do Bussaco, em 1998.
Já Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada referiu a JB que na região, o setor é verdadeiramente “efervescente”, assumindo a produção de espumante um lugar de destaque, que se vem fortalecendo nos últimos anos, como mostram os dados mais recentes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®