domingo, 2 de Novembro de 2025  20:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-03-2016

Igreja Matriz de O. do Bairro abre dia 6 de abril



A Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, encerrada há três anos e que está a sofrer as maiores obras desde a sua construção, datada de 1600, vai reabrir à comunidade no próximo dia 6 de abril, com a cerimónia da receção da Imagem peregrina da Senhora de Fátima, anunciou o pároco de Oliveira do Bairro, Leonel Abrantes.
A igreja, nessa noite, abrirá sem bancos, dado que é esperada uma enchente no templo. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora que, em maio de 2015, iniciou uma peregrinação por todas as dioceses de Portugal, será recebida na Capela de S. Sebastião (junto ao corte para o Pingo Doce) e rumará em procissão de velas para a Igreja Matriz.

Entretanto, no domingo seguinte, dia 10 de abril, a igreja, já com os bancos no sítio, receberá a cerimónia do Crisma, ato que, à semelhança do anterior, também contará com a presença do Bispo de Aveiro, António Moiteiro. Contudo, Leonel Abrantes alerta que o retábulo do altar-mor não estará concluído, assim como os altares laterais. Relativamente ao altar-mor, atualmente, estão a ser feitos trabalhos de verificação e substituição do que não é recuperável. Nos próximos dias será colocado o guarda-vento que será em vidro e aço. “É uma parte moderna que inserimos na obra”, acrescenta o pároco.
Generosidade. O pároco de Oliveira do Bairro continua a apelar à generosidade da população que, diz, “tem sido inexcedível. “A população tem sido muito generosa e eu acredito que continuará a sê-lo”, sublinhando que “o Cantar dos Reis, que rendeu 14.417,63 euros, é prova dessa grande generosidade, assim como a barraquinha do «Miguel» que temos no adro da igreja, dinamizada pela Catequese e pelos grupos da paróquia, que nos dá uma receita mensal sempre num valor superior a mil euros”.
O padre Leonel Abrantes recorda ainda que a primeira empreitada está orçada em 375.742,64 euros (projeto, 12.300,oo euros; empreitada, 327.849,47 euros e altar-mor, 35.593,17 euros), dando conta que “até à data de 25 de fevereiro, foram já pagos 232.398,91 euros e ainda falta pagar 143.343,73 euros. Atualmente o saldo em bancos é apenas de 31.106,27 euros”, afirma, destacando os donativos recebidos no valor de 161 316,48 euros, à data de 1 de fevereiro.

A arquiteta Joana Araújo, da empresa Lantana, responsável pelos projetos, diz que os trabalhos têm decorrido dentro do previsto, pelo que “em breve será possível ver por terminado a reformulação dos espaços de coro baixo e coro alto, assim como da Capela Batismal que terá devoção a S. José”. “Por agora, a população já pode ver a sua Igreja com teto em caixotão verdadeiro, esta situação está finalizada e é um gosto entrar na Igreja, já sem a estrutura de andaimes, e visualizar este novo elemento que todos tanto esperávamos”, acrescentou Joana Araújo.

Como ajudar nas obras da igreja?
Transferência bancária: 0035 0561 00022016130 30 (CGD)
Abastecer o carro na Petrobairro. Desde o dia 1 de março, são doados 0,5 cêntimos por litro de cada abastecimento.
Participar no jantar de fados, a realizar no dia 12 de março, pelas 20h, no restaurante A Estância em Oliveira do Bairro. O jantar de angariação de fundos custa 15 euros e é organizado pelas Confrarias com a colaboração da Fábrica da Igreja. As entradas podem ser adquiridas no Cartório Paroquial, Igreja Matriz, Capela da Serena, Capela de Vila Verde e Capela do Cercal, junto dos membros da Fábrica da Igreja e dos elementos das Confrarias.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®