domingo, 2 de Novembro de 2025  05:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2016

Marrocos e Mamarrosa geminados pelo sangue



A Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa (ADASMA) assinou, na última quinta-feira, a Carta de Geminação com a sua congénere de Marrocos, AMDS – Association Marocaine des Donneurs de Sang-Marrocos.
Trata-se, segundo Pedro Dias, presidente da ADASMA, de uma carta de geminação com a “intenção amigável entre as duas associações, em que tomámos o compromisso solene de manter laços permanentes, de continuar vínculos estreitos, vontade de trabalhar para a dádiva benévola de sangue e desenvolver um melhor entendimento mútuo. Assim como manter o sentimento vivo de fraternidade mundial, de conjugar os nossos esforços a fim de garantir na plena medida dos nossos meios o sucesso da missão humanitária que nós livremente escolhermos, como de vir em ajuda ao nosso próximo pela dádiva do sangue”.
Pedro Dias referiu estar muito satisfeito com a concretização da geminação, algo que já estava a ser trabalhado há bastante tempo. “Geminação significa uma expressão de partilha de bens e da vida, pelo bem comum que é o sangue”, acrescentou Pedro Dias, sublinhando que “temos tentado dar seguimento ao trabalho do Eng. Manuel Martins, fundador da ADASMA e que hoje ocupa o lugar de presidente da Assembleia Geral”.
Pedro Dias disse ainda sentir uma grande honra ao colocar a sua assinatura “num documento tão rico de partilha”, afirmando que “somos uma associação muito orgulhosa por aquilo que fazemos”.

Hospitalidade. O presidente da AMDS – Association Marocaine des Donneurs de Sang-Marrocos, Farid Belouafi, começou por entregar um dossiê com toda a parte legal da associação a que preside, agradecendo a hospitalidade. “Agradecemos muito a forma generosa como fomos acolhidos”, afirmou Farid Belouafi.
O presidente da AMDS confessou ainda que a assinatura da carta de geminação “é uma ótima forma de dignificar o dador de sangue”, deixando, por último, uma palavra de reconhecimento a todos os dadores de sangue.
Por seu lado, Maria Helena Gonçalves, Coordenadora Nacional do Sangue e Medicina Transfusional do Instituto Português do Sangue, começou por elogiar o ato, que “permite uma aproximação dos dois países e dos seus povos e por conseguinte dos laços de amizade”, elogiando o trabalho que a ADASMA tem feito ao longo dos tempos.

Salvar vidas. Por último, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, agradeceu o convite para um ato “simbólico”, mas que “encerra dentro de si muito conteúdo”, realçando a longa história da ADASMA e a sua “consecutiva e persistente luta para encontrar novos dadores de sangue. Um esforço que tem permitido salvar vidas”.
O autarca realçou ainda que “se trata da primeira carta de geminação que é assinada no Espaço Inovação”, dando conta que, ao longo dos últimos dez anos, tem acompanhado mais de perto o trabalho da ADASMA. Um trabalho que é feito em prol daqueles que não conhecemos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®