domingo, 2 de Novembro de 2025  15:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-11-2014

Universidade de Aveiro afirma acordos com instituições russas de ensino superior



A Universidade de Aveiro recebeu uma comitiva de investigadores e representantes de instituições russas de ensino superior e investigação ao abrigo do programa de promoção da ciência russa pelo Ministério da Ciência daquele país.

A delegação russa que visitou a UA a 10 de novembro, foi constituída por nove elementos, entre responsáveis e professores da Ural State University, Moscow Institut of Physics, Moscow Institut of Astronomy, e representantes de Kazac State University e Far East Federal University, para além da National University os Science and Technology (MISIS).

A Universidade de Aveiro assinou acordos de cooperação científica na área das nanopartículas com potencial aplicação em terapêuticas contra o cancro.

A MISIS abriu, recentemente, um laboratório nesta área com novos equipamentos e identificou na UA uma equipa que tem vindo a trabalhar também nesta área.

Para além da cooperação científica, o acordo prevê também mobilidade de investigadores entre as duas instituições.

Na perspetiva da chefe da delegação, Natalia Korotchenko, diretora de Informação e Marketing da MISIS, no final do encontro entre a delegação e o Reitor Manuel António Assunção, a UA está “bem equipada e muito bem direcionada para valorização industrial e para as necessidades da sociedade”.

A Rússia tem um programa para colocar cinco das suas universidades entre as melhores do mundo, segundo os rankings internacionais, a partir de 2020. Como tal, elegeu um conjunto de 10 países com os quais procurará estabelecer acordos de cooperação. Portugal é um desses casos e, no contexto português, procura, em particular, estabelecer projetos de cooperação com a UA.

Num workshop que decorreu a 10 de novembro, os membros da Delegação Russa falaram das suas instituições perante membros da comunidade da UA.

Estes, por sua vez, também apresentaram os avanços conseguidos em várias áreas (materiais, biomateriais e nanocompósitos) com aplicações médicas, que têm vindo a desenvolver nas respetivas unidades de investigação da UA.

Este workshop foi organizado com o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal, em colaboração com o Vice-reitor para a Investigação na UA. José Fernando Mendes, considera este evento como sendo “estratégico para a UA, no sentido em que promove a internacionalização da Academia Aveirense em cooperação com um país que tem fortes tradições em investigação pura e suas aplicações”.

Texto e foto: UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®