domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-01-2015

“É motivo de grande preocupação o estado dos stocks e a redução das quotas de pesca da sardinha, mas também é crucial que se defenda a preservação desta espécie” - Ulisses Pereira.



O deputado do PSD Ulisses Pereira questionou, esta terça-feira, o secretário de Estado do Mar sobre as medidas em curso relativamente à gestão do stock ibérico de sardinha. Na audição realizada na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, o aveirense expressou a importância de se encontrar um equilíbrio entre os vetores económico e social e o vetor ambiental.

Com os períodos de defeso alargados, apenas 94 das 207 embarcações licenciadas para a pesca de cerco estão a operar. O Governo tem sugerido que sejam capturadas outras espécies como forma de recuperar o stock. O defeso biológico decorre entre 1 de janeiro e 28 de Fevereiro para os pescadores que não aderiram à cessação temporária e entre 15 de Janeiro e 15 de Março para os que receberam as compensações.

Ulisses Pereira elogiou, na ocasião, “as posições de equilíbrio que têm sido assumidas pelas organizações de produtores, e o diálogo e articulação mantidos pelo setor com o Governo”. Por outro lado, manifestou agrado pelo alargamento e diversificação dos processos de avaliação dos stocks decididos pelo Governo, a procura de novos mercados para outras espécies por parte de alguns produtores, bem como os planos de valorização do pescado nacional, nomeadamente o polvo, a cavala e agora o carapau, que têm sido desenvolvidos pela Docapesca.

“Naturalmente que é motivo de grande preocupação o estado dos stocks e a redução das quotas de pesca da sardinha, mas também é crucial que se defenda a preservação desta espécie, que releva para a economia e coesão social das comunidades piscatórias, mas também constitui um símbolo identitário do nosso País”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®