domingo, 2 de Novembro de 2025  16:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-01-2015

“Manifestámos disponibilidade ao Governo para sermos região piloto na descentralização de competências” - Ribau Esteves.



Aveiro diz “sim” à descentralização de competências. A Comunidade Intermunicipal e alguns Municípios, a título individual, estão a negociar com o Governo a passagem de competências no campo da educação, cultura, ação social e saúde. O Conselho de Ministros aprovou o regime de delegação de competências nos municípios e entidades intermunicipais, através de "contratos interadministrativos" nas áreas da educação, saúde, segurança social e cultura e o Governo admite avançar com projetos-piloto que assentam na adesão voluntária dos municípios. Admite-se que surjam numa primeira fase 10 municípios envolvidos. Ribau Esteves diz que Aveiro já está à mesa das negociações.

“Manifestámos disponibilidade ao Governo para sermos região piloto. Há municípios da região interessados nalgumas áreas e a CIRA também está interessada. O Governo mostrou agrado e esperamos a marcação de reuniões. Assinalamos com gosto o fato do Governo ter aprovado o diploma. Quem já está à mesa a negociar prossegue. É o nosso caso a propósito do Museu Nacional de Aveiro”.

O autarca de Aveiro diz que qualquer acordo só será concretizado com recurso ao pacote financeiro previsto na lei. E admite que a solução é positiva porque os ganhos conseguidos com a descentralização revertem, em parte, para as autarquias.

“Já lá vai o tempo em que os autarcas assinavam acordos sem fazer as contas completas. Já há muito que ninguém assina nenhum acordo sem que a matéria financeira esteja claramente tratada. O que está no decreto é que os ganhos que conseguirmos ter é dividido pelo Governo e Câmaras”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®