domingo, 2 de Novembro de 2025  12:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-02-2015

Caravanistas de Viseu pedem à Câmara de Ílhavo para que reconsidere a decisão de proibir o parqueamento de autocaravanas na frente marítima da Costa Nova.



Caravanistas de Viseu apelam à Câmara de Ílhavo para que reconsidere a decisão de proibir o parqueamento de autocaravanas na frente marítima da Costa Nova, próximo da Igreja. Este grupo do Interior salienta que tem recebido informação de caravanistas e de comerciantes sobre a quebra da procura deixando claro que os viajantes consomem e são importantes para o comércio local.

“Pelas averiguações que temos vindo a fazer junto de alguns comerciantes, todos se mostram desagradados com a medida que foi tomada porque, dizem que, assim, perdem muita clientela. Já começam a notar, que atualmente, as autocaravanas quase não param na Costa Nova, quando antes mesmo durante a época baixa havia sempre um número razoável que parava por lá”.

O aproveitamento de áreas nas imediações do campo de futebol e da Igreja continua a ser do agrado dos turistas que rejeitam o afastamento para a frente Ria.

Defendem que o parque onde agora é proibido estacionar chegou a receber, em pleno Verão, 30 autocaravanas e admitem que o número de autocaravanas diárias em toda a Costa Nova deveria rondar as 60/70 unidades.

“A CMI pode aumentar para ambos os lados a capacidade de parqueamento agora proibido, adaptando o local para área de serviço ou criar um parque a norte do campo de futebol até à igreja, pois são os locais privilegiados por estarem próximos de tudo”.

A autarquia não quis comentar este apelo e as sugestões apresentadas mas salienta que há áreas disponíveis para estacionar. Quanto ao arranjo de novas áreas, admite que o caso é mais complexo pelas restrições impostas em áreas próximas da linha de costa.

Os caravanistas insistem no potencial deste setor e advertem para os danos causados à imagem da praia no exterior. “Fotos publicadas por estrangeiros, opiniões expressas nos sites nacionais e internacionais, por portugueses e estrangeiros, não servirão para beneficiar a região de Aveiro/Ílhavo e a Costa Nova? O património da região e o comércio local/mercado da Costa Nova beneficia ou não?”

No apelo feito, os caravanistas admitem mesmo que a existência de espaço de parqueamento pode ajudar a criar receitas. “Pela excelente beleza natural em que estão inseridas, a Costa Nova do Prado e a Barra, a CMI uma ou duas vezes por ano, ao fim de semana e em época baixa, podia organizar um encontro de autocaravanistas, onde podia ir buscar alguma receita, beneficiar o comércio local e divulgar o seu património. Atualmente todos estão a perder, no entanto, com um pouco de boa vontade, a situação pode ser invertida saindo todos a ganhar”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®