domingo, 2 de Novembro de 2025  12:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-02-2015

ISCIA recebe apresentação de livro "Brics e a nova ordem mundial".



O auditório do ISCIA recebe a sessão de lançamento do livro “Brics e a nova ordem internacional”. Trata-se de uma obra coletiva coordenada pelo professor Jorge Tavares da Silva. O livro centra-se numa abordagem ao fenómeno das economias emergentes, particularmente os BRICS, e a tentativa destes países procurarem uma ordem internacional alternativa. A apresentação fica a cargo de José Luís Carneiro, Presidente da Câmara Municipal de Baião, antigo docente do ISCIA, especializado em assuntos africanos e nas questões de desenvolvimento.

O manual contém uma análise individualizada das particularidades de cada um dos atores, como a interligação e as dinâmicas conjuntas de operacionalidade do grupo. Neste sentido, após uma introdução generalista sobre o contexto geral que marca as relações do “norte” e do “sul”, o livro reparte-se por cinco capítulos, cada um correspondendo por ordem a cada um dos países que compõem o acrónimo.

Os diversos textos foram preparados por investigadores e professores especializados na realidade económica, política e social de cada um dos BRICS.

O prefácio foi escrito por João Gomes Cravinho, atual Embaixador da União Europeia (UE) na Índia, desde janeiro de 2012, e Embaixador não residente no Butão; o capítulo do Brasil, foi escrito pelo diplomata brasileiro de carreira, Paulo Roberto de Almeida; o capítulo da Rússia, foi escrito por Sandra Fernandes, Professora na Universidade do Minho; o capítulo da Índia, por Eugénio Viassa Monteiro, Professor da AESE-Business School; o capítulo da China, pelo professor Jorge Tavares da Silva; o capítulo da África do Sul, por dois investigadores da Universidade de Brasília, Philippe Tshimanga Kabutakapua e Aninho Mucundramo Irachande.

O livro, cuja edição será partilhada entre a Mare Liberum e a editora Caleidoscópio, tem como entidades associadas, para além do ISCIA e do Observatório de Comércio e Relações Internacionais (OCRI), a Fundação Jorge Álvares, o Observatório da China, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), o Instituto Internacional de Macau e o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE).

Sessão marcada para as 18h.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®