domingo, 2 de Novembro de 2025  17:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-03-2015

“AMUSA é uma associação apartidária e nenhum dos seus elementos são militantes ativos de qualquer partido político” - Lauro Marques.



A Associação dos Amigos do Museu de Aveiro (AMUSA) esclarece que as posições contra a municipalização do Museu de Aveiro não são “contra a Câmara Municipal ou a atual tutela” da Direção Regional de Cultura do Centro recusando “qualquer leitura que queira atribuir contornos politico-partidários a esta questão.

Recorda que já em 2012, quando o Museu passou do Instituto Nacional dos Museus e da Conservação para a tutela da Direção Regional de Cultura do Centro, manifestara “desagrado e preocupação”. Defende que são posições que não visam Câmara ou DRCC mas antes a favor da manutenção sob a alçada da Direção Geral do Património Cultural.

A associação, liderada por Lauro Marques, não quer utilização em “guerras” políticas defendendo que “a AMUSA é uma Associação apartidária e nenhum dos elementos que compõem os seus órgãos sociais são militantes ativos de qualquer partido político”.

Justifica a defesa do Museu de Aveiro entre os Museus Nacionais pelo “interesse histórico”, pela “importância cultural” e pelas “notáveis coleções de temática ou função sacra, integrando núcleos de pintura, escultura, talha, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria, os quais são na maioria provenientes do Convento de Jesus ou de outros conventos extintos da cidade e do País, documentando épocas diversas, desde o século XV ao século XX, com relevância para o período barroco”.

A AMUSA defende que o espaço venha a ter uma denominação Museu Nacional de Santa Joana de Aveiro. “Pensamos que será possível o entendimento entre todas as partes envolvidas para que o Museu de Aveiro não perca a sua importância Local, Nacional e Internacional e consiga cada vez mais ganhar a notoriedade e importância merecidas”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®