domingo, 2 de Novembro de 2025  17:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-03-2015

Proteção Civil desafiada a aprofundar informação sobre risco de acidentes químicos.



Começar pela base com informação essencial a qualquer processo de minimização de riscos mas com o desafio lançado para o aprofundamento dos conhecimentos nos riscos mais sérios que estão em questões como o manuseamento e transporte de químicos no porto de Aveiro ou nos riscos costeiros. O apelo foi deixado por um cidadão da Gafanha da Nazaré na sessão de sensibilização “Educação para o Risco: Conselhos de Segurança e Emergência”.

Leopoldo Oliveira ouviu as intervenções de representantes da autarquia, do serviço municipal de Protecção Civil e do Centro Distrital de Operações e Socorro e quis saber mais sobre temas concretos. “O que fazer em caso de acidente químico? Devemos ficar em casa ou fugir? Devemos ir para Aveiro ou para a igreja rezar?” questionava o cidadão.

Margarida Guedes, que esteve em representação do CDOS, não escondeu que tinha evitado propositadamente o assunto mas deixou o desafio para o lançamento de um encontro temático apenas para temas mais complexos. “Não há uma resposta única. Nesse tipo de acidentes cada caso é um caso. Ainda assim há princípios que são comuns a outros cenários de incidentes.

O encerramento das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil foi o mote para que a autarquia explicasse os fundamentos da estrutura que é liderada politicamente pelo presidente da Câmara de Ílhavo e que tem nos Bombeiros de Ílhavo um pilar operacional que é seguido também por funcionários da autarquia.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Ílhavo pretendeu sensibilizar a população para a temática da Proteção Civil, contribuindo para o aumento do conhecimento da população sobre fatores de risco e sobre os procedimentos a adotar em caso de acidente.

Duas cidadãs sentaram-se na primeira fila e na hora de falar de riscos não esconderam que o Estado prega leis que não cumpre. “Todos os anos limpo o pinhal que tenho mas ao lado o meu vizinho que é o Estado não quer saber dos detritos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®