domingo, 2 de Novembro de 2025  05:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2015

“A UA e eu próprio guardamos de José da Silva Lopes gratíssimas memórias” - Reitor da Universidade de Aveiro.



A Universidade de Aveiro destaca a figura de José da Silva Lopes como membro do primeiro Conselho de Curadores da UA. O economista que faleceu na semana passada tinha integrado o primeiro Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro desde 2009 a 2014. Foi curador com Murteira Nabo, Renato Araújo, Isabel Jonet e Ricardo Salgado. José da Silva Lopes faleceu a 2 de abril, após um período de hospitalização. “A UA e eu próprio guardamos dele gratíssimas memórias”, refere o Reitor da UA, Manuel António Assunção.

“Serviu a UA, na qualidade de membro do primeiro Conselho de Curadores que instalou o regime fundacional nesta instituição de ensino superior. Como era seu timbre, fê-lo com exemplar profissionalismo e grande sentido de serviço público. Foi um privilégio e um gosto privar com tal vulto, usufruir da sua inteligência e do seu sentido de humor”, afirma o Reitor da UA.

José da Silva Lopes, licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, em 2004, recebeu ainda, em 2003, das mãos do Presidente da República, a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Como jovem economista, no final dos anos 50, participou nas negociações de adesão de Portugal à EFTA. Foi docente universitário, administrador da Caixa Geral de Depósitos e diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Finanças entre 1969 e 1974. Nesta última qualidade desempenhou as funções de chefe-adjunto das negociações do Acordo de Comércio Livre com a CEE de 1972. Ocupou o cargo de Ministro das Finanças entre 1974 e 1975, ano em que desempenhou ainda funções de Ministro do Comércio Externo, voltando a ocupar o cargo de Ministro das Finanças durante o ano de 1978. Entre 1975 e 1980 foi Governador do Banco de Portugal. Assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do Montepio Geral em 2004. E Membro do conselho de administração da EDP Renováveis.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®