domingo, 2 de Novembro de 2025  00:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-04-2015

“Quando o Executivo a que presidi deliberou atribuir-lhe a medalha de Ouro, senti que estávamos a ser justos com a História” - Alberto Souto sobre Girão Pereira.



Alberto Souto afirma que “Aveiro foi longe” com Girão Pereira. Fala de “um político hábil, afável e respeitador” que “neutralizou as oposições com obra e fidelizou as populações com ela”. O antigo presidente da Câmara, eleito pelo PS, é uma das vozes que abordou o falecimento o presidente de Câmara eleito em eleições livres no Portugal democrático.

“Fomos adversários, mas inevitáveis cúmplices. Desde as farpas jornalísticas de juventude com que o mimava até aos dossiers que dele herdei, conheciamo-nos muito bem. Havia coisas que só nós sabíamos. Em nome de Aveiro - e da boa educação cívica – respeitámo-nos e nunca precisámos de deslustrar o cargo violando esse tácito pacto de confidência. Sempre nos combatemos politicamente e sempre nos demos bem pessoalmente”.

Alberto Souto admite o peso do exercício de cargos públicos durante longos anos mas assume não cair na tentação de julgamentos partidários. “Nenhum autarca sai imune de 18 anos de poder. Mas o julgamento partidário simplista era redutor. Nunca caí nessa tentação. Preferi dignificar 18 anos de progresso. Olhar em frente. Como ele soubera fazer”.

A homenagem de Aveiro a Girão Pereira concretizou-se em vida e Souto entende que se fez justiça com a história. “Quando o Executivo a que presidi deliberou, em nome de Aveiro, atribuir-lhe a medalha de Ouro, senti que estávamos a ser justos com a História. A fotografia apanhou-nos sisudos, talvez graves da circunstância. Do orgulho em dar e da emoção de receber. Este luto municipal e comoção cívicas honram o político e a obra”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®